Notícia
Tecnologia
Serpro investe em Inteligência Artificial e Data Analytics

A Inteligência Artificial (IA) vem liderando as notícias de sites em todo o mundo e várias empresas estão correndo para entender como usar essa tecnologia emergente de forma consistente, objetivando a inovação, redução de custos e maior eficiência operacional.
O Serpro não poderia ficar de fora e recentemente criou o Centro de Excelência em Analytics e Inteligência Artificial (CoE) para ser uma área centralizada e com atuação transversal para prover melhores práticas, desenvolvimento de soluções, pesquisa e inovação, suporte e treinamento para as áreas de desenvolvimento da empresa.
Segundo o titular da Superintendência de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial (Supai), Giordanni Paiva, "a criação do CoE, que tem a missão de fomentar o uso dessas técnicas, subsidiará o Serpro para a geração de negócios inovadores. O Centro de Excelência em IA e Analytics nasce com o objetivo de ampliar a capacidade e a produtividade no desenvolvimento de soluções digitais que façam uso destas tecnologias, agregando mais valor aos produtos com a marca Serpro", destacou.
Para alcançar este objetivo, o CoE em IA e Analytics do Serpro não se restringirá apenas à prospecção e ao uso de novas tecnologias, mas também estará envolvido e dedicado nos processos de modelagem, desenvolvimento e implantação das soluções, em parceria com as outras áreas da empresa.
E como tudo isso funcionará?
De acordo com o gerente do Centro de Excelência em Analytics e Inteligência Artificial, Gustavo Monti, serão responsabilidades das equipes envolvidas na nova área:
- Criar uma visão integrada de IA e Analytics no Serpro;
- Colaborar com as URC’s e com os gestores de domínios para identificar, implementar e implantar oportunidades de negócios inovadores que utilizem IA e/ou Analytics;
- Criar arquiteturas e soluções de referencia para aplicações que envolvam IA e/ou Analytics;
- Ser a interface entre o Serpro e o mundo exterior (mercado e academia), no que tange à inovação em IA e Analytics;
- Criar e manter uma rede de entusiastas e interessados nos assuntos relacionados à Inteligência Artificial e Analytics;
- Disseminar o conhecimento e os casos de sucesso das iniciativas relacionadas a IA e Analytics, dentro e fora do Serpro.
O CoE já vem atuando no desenvolvimento, treinamento e implantação de soluções de IA e Analytics, dentre as quais destacam-se:
- Criação do módulo de reconhecimento facial e de digitais para o produto Datavalid, o que possibilitou maior segurança na emissão das CNHs digitais;
- Criação do módulo VCIT (reconhecimento de carros e OCR - Optical Character Recognition - de placas) para o produto Radar;
- Estudo da implantação de classificação de texto para processos no SISDPU e Carf;
- Chatbots conversacionais e transacionais para soluções corporativas;
- Atendimento de diversos painéis de Analytics para a Secretaria de Governo Digital (SGD);
- Cursos EAD de IA e Analytics que totalizam aproximadamente 100 horas de aula.