Notícia
Inovação
Serpro ganha prêmio em hackathon promovido pelo Judiciário

Na última sexta-feira, 29, o Serpro ganhou o terceiro lugar no Hackathon ENASTIC – Justiça Exponencial. A participação fez parte das iniciativas de divulgação do Centro de Excelência em Analytics e Inteligência Artificial da empresa. A maratona de programação e análise de dados reuniu estudantes, profissionais e comunidade, com o desafio de apresentar soluções para o Judiciário.
Os desafios levaram em conta a qualidade da organização das informações e a interação jurídica. A ideia foi facilitar a interação das partes no processo, além de organizar e disponibilizar as informações produzidas. As equipes participantes desenvolveram suas soluções utilizando a base de metadados do Tribunal Federal da 1ª Região.
Mudando o Mundo
Para o evento, o Serpro montou uma equipe interdisciplinar, a "Jus30", com profissionais das superintendências Jurídica e Soluções Analíticas e Inteligência Artificial. A empresa apresentou uma ferramenta que reúne processos de forma alinhada a um dos “objetivos para mudar o mundo”, da Agenda 2030 da ONU, que foi internalizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Apresentamos uma solução que faz um ‘clustering’, ou seja, agrupa e categoriza os processos de forma relacionada a determinado objetivo. É uma ferramenta útil para a gestão dos mais de 80 milhões de demandas judiciais em trâmite no país”, afirmou José Maria Leocádio, um dos líderes do grupo.
Hackathon
O Encontro Nacional de Tecnologia, Inovação e Cultura, ENASTIC é promovido pelo Poder Judiciário desde 2014 e já teve 19 edições. O hackathon foi realizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Associação dos Juízes Federais e pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção DF, sendo organizado pela Justiça Exponencial, em parceria com a Brasília Legal Hackers. A equipe do Serpro foi formada por Filipe Mendes, José Maria Leocádio, Leandro Messere, Rodrigo Aragão e contou com a participação de um colega da Justiça Federal do Rio de Janeiro, André Kemper Baptista.