Notícia
Gestão
Serpro compartilha boas práticas de mineração de dados na administração pública

A quinta edição do seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública, que aconteceu em Brasília (DF) entre os dias 16 e 18 de setembro de 2019, teve como objetivo promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas.
O evento foi organizado conjuntamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com o apoio da Rede de Inovação no Setor Público (InovaGov) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Durante os três dias de atividades, cerca de 500 pessoas, entre técnicos e gestores públicos, participaram de oficinas e palestras.
O Serpro foi representado pelos profissionais integrantes do Centro de Excelência em Análise de Dados e Inteligência Artificial (COE), que falaram sobre dois projeto da empresa. O primeiro, apresentado pelo analista Fabrício Clementin Dalapola, refere-se à otimização na análise e classificação dos requerimentos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), baseado em requerimentos realizados pelo cidadão no Regularize/Sicar. O objetivo é apoiar os procuradores da Fazenda Nacional na classificação e análise de um grande volume de requerimentos submetidos, auxiliando na tomada de decisão.
Já o segundo trabalho foi apresentado pelo analista Luís Henrique Santos Brito e trata sobre o assistente de peticionamento para Defensoria Pública da União (DPU). A solução realiza o processamento de amostras de petições iniciais da DPU e utiliza técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para composição de petições iniciais. Isso auxilia o trabalho do Defensor Público e, consequentemente, do cidadão que necessite de assistência jurídica do referido órgão.
Para o gerente de negócios do Departamento Soluções para Judiciário e Órgãos Federais de Controle, Lindomar Guimarães Júnior, a seleção dos trabalhos do Serpro para o Seminário Internacional de Análise de Dados gera impactos positivos, principalmente, na imagem da empresa, hoje associada ao Prêmio de Inovação em TI. “Este resultado também clama ao Serpro a responsabilidade para a superação de desafios para a construção e sustentação tanto do módulo de Inteligência Artificial quanto das interfaces necessárias para a integração com o SisDPU”, complementou.