Notícia
Debate
Presidente do Serpro abre segundo dia do Fórum IBGP de Governança de TI

Nesta quarta-feira, 5 de maio, o diretor-presidente do Serpro, Caio Paes de Andrade, abriu o segundo dia de seminários do Fórum IBGP de Governança de TI. Em sua quinta edição, o evento conta com mais de quatro mil participantes. O seminário reúne palestrantes como o vice-presidente internacional da Amazon Web Services, além de diversos representantes do governo e do setor privado.
O primeiro dia do evento foi dedicado ao tema "Governança de TI nas Forças Armadas". Já o segundo abordou os processos de inovação na TI pública. A abertura foi realizada pelo diretor-presidente do Serpro, que, logo depois, participou de um painel integrado pela presidente da Dataprev, Christiane Edington, e pelo empreendedor Roberto Florentino, representando o mercado. O debate foi mediado pelo secretário de Gestão de Informações do TCU, Wesley Vaz.
Governo 4.0
Durante o painel, Caio Paes de Andrade afirmou que há um processo de disrupção acontecendo no Brasil. Quanto à administração pública, o Serpro e a Dataprev seriam os pilares de uma transformação nos serviços de governo digital. Segundo ele, esse fenômeno vai muito além da mera digitalização de procedimentos burocráticos. "Inovação é mais que trazer tecnologia de ponta; é, praticamente, reinventar o Estado brasileiro", considerou. Para Caio, à medida que se entra em um "governo 4.0", surge um ecossistema cada vez mais favorável ao ambiente de negócios, com o fomento de um crescimento natural do PIB. "Não é difícil superarmos o atraso e, gradativamente, tirarmos o ônus do funcionamento do Estado dos ombros dos cidadãos", avaliou o presidente do Serpro. Uma ideia que poderia servir de exemplo seria a "licitação reversa", promovida a partir do acesso às notas fiscais eletrônicas emitidas no país e com "amplo acesso público e transparência".
Simulador de aposentadoria
A presidente da Dataprev, Christiane Edington, também discorreu sobre essa mudança de mentalidade no setor público. "Às vezes, as empresas estatais de tecnologia caem na armadilha de se limitarem a responder pedidos. Temos que nos desafiar a uma atuação diferente", colocou. Segundo Christiane, a Dataprev já começa a apresentar resultados tangíveis: ao final de junho, todo o processo de agendamento previdenciário será 100% on-line, o que significa uma redução de 600 mil pessoas por mês nas agências do INSS. Outra novidade, que estreia neste fim de semana, é o lançamento de uma ferramenta on-line de simulação de aposentadoria.
O sócio-diretor da RW3 tecnologia, Roberto Florentino, ao comentar as transformações da relação entre administração pública e empreendedorismo, considerou que "Serpro e Dataprev deixaram de ser concorrentes para se tornar nossos parceiros". Segundo ele, há um novo arcabouço jurídico que permite parcerias inéditas entre startups e governo. "Isso é bom porque uma startup oxigena, traz dinamismo e novas ideias para as empresas", completou.