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Previdência
Praticidade e dinamismo são destaques no Portal Funpresp

Neste mês de fevereiro, foi implementada no Portal Funpresp uma nova funcionalidade que permite adesão 100% digital aos planos de benefícios da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo.
Essa ferramenta disponibilizada pelo Serpro, além de acelerar o procedimento de adesão, diminuirá o tempo de resposta para o participante, tornando o processo mais transparente, já que o servidor poderá acompanhar no site da entidade o andamento do seu pedido de inscrição ao plano de benefícios - ExecPrev, sem a necessidade de imprimir formulários e da homologação pelo RH do órgão onde trabalha.
"Com a implantação do módulo de adesão digital, o servidor público do Poder Executivo procede sua identificação. Nesse momento, há uma integração com o Sistema Integrado de Recursos Humanos (Siape) para preenchimento de seus dados funcionais, bastando apenas que o interessado complemente com informações específicas da previdência (contribuições, regime de tributação etc). Esse processo é seguro, uma vez que é gerado Token, que é enviado para o e-mail do interessado cadastrado no Siape para confirmação da transação," explica Maurício Costa Jatobá, da Superintendência com Clientes Estruturantes do Serpro.
Parceria
A empresa é parceira da Funpresp desde agosto de 2017 e, por meio de contrato, é responsável por vários pontos de aprimoramento do portal, como hospedagem de serviços de TI, serviços de tecnologia em nuvem, desenvolvimento (customização de interface de integração, incluindo sistemas legados), consultoria técnica, segurança como serviço, mensageria eletrônica, colaboração e comunicação interativa.
Maurício ressalta que outras funcionalidades importantes também foram implementadas no portal da Fundação: "administração de adesões, administração de órgãos, upload de arquivos para processamento no Siape, relatórios e tratamento do arquivo retorno do sistema integrado de recursos humanos, além de remodelagem dos tópicos de notícias, agendas, planos, projetos, demonstrativos, indicadores, benefícios e muito mais, propiciando ao servidor público maior transparência. A gestão de conteúdo é realizada pela Funpresp, permitindo que a informação chegue ao participante ou interessado de forma célere e clara".
Ao longo deste ano, estão previstas novidades para serem implementadas pelo Serpro no portal, como a contratação da Parcela Adicional de Risco – PAR (integração com seguradora já em andamento) e adesão digital ao Plano LegisPrev (Poder Legislativo) e para servidores do Banco Central.
Funspresp
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp) foi instituída pela Lei 12.618, de 2012, para complementar a aposentadoria dos servidores que entraram no serviço público após a data de sua implantação, em 2013, tendo em vista que receberão, no máximo, o teto do benefício pago pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A criação do fundo de pensão estava prevista na Constituição desde a última reforma da Previdência, de 2003.