Notícia
Tecnologia
Tecnologias do Serpro contribuem para o governo digital

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, visitou o Serpro, na última quarta-feira, dia 3. Durante o encontro, Paulo Uebel enfatizou a importância da empresa para consolidar o governo digital no país. "O Serpro, realmente, é uma empresa de ponta que merece todo o nosso apoio e vai ter um papel muito importante na transformação digital do Brasil", destacou.
Paulo Uebel conheceu o Centro de Dados e o Centro de Comando da empresa e foi recepcionado, na Regional Brasília, pelo presidente do Serpro, Caio Paes de Andrade, e por toda a Diretoria. Após percorrer as dependências do centro tecnológico, o secretário afirmou que "a empresa possui uma estrutura incrível, orgulho para o povo brasileiro, e detém tecnologia que dá segurança para qualificar as políticas públicas do governo".
A equipe da Diretoria de Relacionamento com Clientes (Dircl) realizou uma explanação sobre as linhas de negócios da empresa, mostrando o protagonismo do Serpro em levar inúmeros serviços de governo ao cidadão, além de integrar também diversos serviços públicos.
Na apresentação dos produtos, serviços e desempenho da empresa, foi demonstrado que, no primeiro semestre deste ano, o Serpro realizou 1.334 entregas de serviços, um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.
LGPD
Em relação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o Serpro reafirmou seu compromisso em auxiliar o país na adequação aos princípios da lei e fomentar a construção das alternativas que o novo ordenamento traz para o Brasil dar um salto digital.
Governo Digital
Dados divulgados pela Secretaria de Governo Digital (SGD), do Ministério da Economia, no final de junho, revelam que, no segundo trimestre deste ano, foram implantados 163 novos serviços digitais, 63% acima da meta, gerando uma economia de mais de R$ 750 milhões por ano em 10 milhões de solicitações que, agora, o cidadão fará pela internet, sem sair de casa.
Dentre esses serviços digitais, destaca-se o lançamento do login único para acesso aos serviços públicos pelo portal gov.br, que foi implementado pelo Serpro e Dataprev, em maio deste ano, facilitando o acesso digital a mais de 22 milhões de brasileiros já cadastrados.
Para o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Salin Monteiro, a criação do gov.br representa um “avanço no desenvolvimento do maior portal de governo do mundo, um inédito esforço conjunto do Serpro, Secretaria de Governo Digital (SGD), Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme)”.
“Quero parabenizar todos os envolvidos, os times do Serpro, Dataprev, Seme, Secom, SGD e todos os órgãos federais e estaduais pelas conquistas já alcançadas. Agradeço a imensa dedicação e a coragem para transformar o Brasil em uma nação digital”, ressaltou Luis Felipe Monteiro.