Notícia
Soluções Tecnológicas
Paraná adota versão eletrônica do documento veicular

Motoristas do Paraná já podem utilizar versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O lançamento foi realizado hoje, 18, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em parceria com o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O anúncio ocorreu em reunião do governador Carlos Massa Jr. com seu secretariado e o diretor do órgão local de trânsito, coronel Cesar Kogut.
O Paraná é o décimo quarto estado a adotar a versão eletrônica do documento veicular. O CRLV está disponível, juntamente com a CNH Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito e pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas do sistema IOS e Android. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.
Para ter o documento veicular digital, o proprietário deve ter pago o licenciamento do veículo de 2018. O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV digital podem ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.
Na cerimônia de lançamento, o coronel Kogut ressaltou a importância que os documentos digitais terão nos processos de desburocratização e redução de custos para o governo estadual. “É um momento importante para o Detran e para toda a comunidade do Paraná”, enfatizou. Tanto a CNH como o CRLV também podem ser verificados através de um QR Code codificado, com uma chave de criptografia padronizada para uso no setor público, podendo ser validada por agentes de trânsito utilizando a solução Vio, também criada pelo Serpro.
Passo a passo
O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela também já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo.
Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar novamente o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.
Confira também, o passo a passo animado para a instalação dos documentos para IOS e para Android.