Notícia
Governança Digital
Oficina de Transformação Digital contou com expertise do Serpro

Durante três dias, de 30 de julho a 1º de agosto, foi realizada a Segunda Oficina de Transformação Digital para integrantes da Rede Nacional de Governo Digital - Rede Gov.Br, na Enap, em Brasília. O evento promoveu atividades com o objetivo de elaborar as linhas gerais e qualificar os Planos de Governo Digital dos Estados do Amapá, Roraima, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que aderiram à rede, junto à Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia.
O superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital (Sungd) do Serpro, Bruno Vilela, ressaltou que a participação da empresa contribuiu para que os quatro estados participantes comecem a implementação da estratégia de governo digital com foco no cidadão. "A oficina ajudou nessa preparação, já que tanto o Serpro quanto a Dataprev, provedores de TI e plataformas habilitadoras do governo federal, deram apoio ao evento. As duas empresas trouxeram suas expertises para que os estados desenvolvam seus planos digitais para apoiar a transformação almejada pelo governo nessa esfera de aproximação com a sociedade em geral. É importante a colaboração, o intercâmbio e a articulação de iniciativas entre os integrantes da Rede Nacional de Governo Digital", destacou Bruno.
A abertura do evento contou com a presença do diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, do diretor de Serviços Públicos Digitais do Ministério da Economia, Luiz Miyadaira, do assessor de diretoria da Dataprev, Antonio Hobmeir Neto, e do diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, Guilherme Almeida, entre outros.
Na primeira edição da oficina, no mês de maio, participaram os responsáveis pela coordenação e pela implementação da estratégia de governança digital dos Estados do Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Os demais estados estão aderindo aos poucos a essa rede digital.
Rede Gov.br
Lançada em 2018, a rede tem o objetivo de integrar o fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais, compartilhar ferramentas e soluções tecnológicas. Tem como meta reduzir a burocracia e ampliar a oferta de serviços públicos por meios digitais.