Notícia
Negócios
Como monitorar notas fiscais eletrônicas de forma simples e rápida?

O cardápio de funcionalidades da Plataforma de Inteligência de Negócios do Serpro acaba de ficar ainda mais completo. A empresa lançou nesta segunda-feira, 9 de dezembro, o "Push NF-e", uma funcionalidade de monitoração automática de notas fiscais eletrônicas (NF-e).
Se antes o usuário necessitava fazer uma consulta sempre que quisesse saber o status do documento, agora ficou muito mais fácil. Ao fazer o cadastro da nota na aplicação, o cliente ganhou mais uma opção: além de consultar as informações da nota fiscal, também pode optar por cadastrá-la e acompanhar a ocorrência de eventos nela pelos 30 dias seguintes.
"Com o serviço do Push NF-e você tem uma monitoração proativa. Em vez de realizar consultas várias vezes ao longo de um período de tempo, a solução permite que o cliente seja notificado toda vez que houver uma ocorrência de evento, como, por exemplo, o cancelamento da nota ou a autorização de emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)", explica Alfredo Baeta, gestor de produto do Serpro.
Informação que vale dinheiro
Isso é importante porque as notas fiscais são utilizadas como garantia de empréstimos, na modalidade antecipação de recebíveis, e o acompanhamento da mudança de status do documento tem alto valor de negócio, principalmente para financeiras e empresas que prestam serviço para o segmento.
"O setor financeiro normalmente realiza o monitoramento de notas fiscais a fim de aferir riscos de crédito para concessão de empréstimos por empenho de valores. Com o lançamento deste serviço, esses clientes poderão automatizar essa atividade, acelerando processos e reduzindo o custo das operações. Tudo a partir de informações disponíveis online e em tempo real", destaca Baeta.
O Brasil inteiro em uma só janela
Atualmente, o país gera cerca de 350 milhões de NF-e por mês, com 600 milhões de eventos relacionados (aquelas mudanças de status que agora poderão ser acompanhadas automaticamente). São mais de quatro bilhões de notas e sete bilhões de eventos por ano.
Nesse imenso universo de dados, o Push NF-e configura-se como o único serviço de monitoração e notificação de notas fiscais eletrônicas com abrangência nacional. Por meio dele, os clientes não precisam buscar a informação cada hora em uma Secretaria Estadual de Fazenda diferente. Basta acessar, em único local, a base consolidada da Secretaria Especial da Receita Federal. "Isso significa mais agilidade e menos risco para o seu negócio", aponta Baeta.
A monitoração já está disponível para empresas, órgãos públicos, entidades de classe e grupos econômicos. Na página do produto, no portal do Serpro, você pode testar a funcionalidade, conhecer todos os detalhes da inovação e contratá-la imediatamente.
NF-e
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital que registra uma operação de circulação de mercadorias ou a prestação de serviços entre as empresas. Desde que foi implantada no país, pelo Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), acumulam-se ganhos de agilidade nas transações entre as empresas e de controle para os fiscos estaduais. O projeto é um marco da modernização tributária brasileira, pois além de eliminar custos com formulários de papel, reduziu entraves burocráticos, facilitou o pagamento de impostos e fortaleceu o controle e a fiscalização por meio do intercâmbio de informações entre as administrações tributárias.