Notícia
e-Gov
Serpro está preparado para contribuir com a construção do governo digital

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), Jorge Oliveira, conheceu o Centro de Comando e o Centro de Dados do Serpro, em Brasília, no último dia 23 de outubro. Recepcionado pelo presidente do Serpro, Caio Paes de Andrade, e diretores da empresa, o ministro ressaltou a participação do Serpro no desenvolvimento do Portal Gov.br, ambiente lançado em agosto deste ano, e que reunirá mais de 3.300 serviços de governo até 2022. O Portal integra o Programa de Transformação Digital do governo e deve gerar uma economia de R$ 6 bilhões com redução de custos para o governo e o cidadão.
“O Serpro contribuiu para um marco na modernização do serviço público brasileiro, uma verdadeira entrega do governo para a população. A intenção desse projeto de transformação digital é cumprir a diretriz dada pelo presidente Bolsonaro acerca da simplificação do Estado. A burocracia traz prejuízos enormes e mina a produtividade, cansa o cidadão”, destacou o ministro.
Estrutura da empresa
"Tanto a visita do ministro e sua equipe, como das demais autoridades da Presidência da República, para conhecer a estrutura do Serpro são fundamentais para demonstrarmos o quanto a empresa está preparada para dar suporte às transformações exigidas para a construção do governo digital. É percorrendo o Data Center que conseguimos mostrar e explicar a robustez do que é a guarda dos serviços, das soluções que a empresa hospeda para os seus clientes", ponderou o diretor de Relacionamento com Clientes, André de Césero.
Seguindo essa linha de atuação, a apresentação feita pelo presidente Caio mostrou, de forma sucinta, os principais movimentos em que a empresa vem atuando. Segundo o diretor André, a explanação "demonstrou muito bem que estamos no caminho certo, que as decisões tomadas estão em consonância com o novo cenário brasileiro".
LGPD
Durante o encontro, também foi destacada a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). "Ao apresentarmos a organização e os investimentos do Serpro para ser protagonista e referência em LGPD, não somente para o Governo, mas, também, para a sociedade, repassamos aos visitantes um entendimento que eles não tinham do quanto o Serpro está preparado para encarar esse desafio determinado pela nova lei, que terá um efeito e amplitude muito grandes", ressaltou o diretor.
Além do ministro, participaram da visita ao Serpro alguns integrantes da SG/PR, o secretário-executivo, Antônio Carlos Paiva Futuro, o secretário especial de Modernização do Estado, José Ricardo Martins da Veiga, a coordenadora do Cerimonial, Letícia Borges da Rocha, e o subchefe-adjunto executivo para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral, Felipe Cascaes Sabino.