Notícia
Economia
Ficou mais fácil abrir uma filial no Brasil
O Ministério da Economia editou uma instrução normativa para facilitar a abertura de filiais no país. Se antes era preciso que a empresa abrisse registros nos órgãos estaduais em que desejava operar, com a nova regra basta uma autorização simplificada da junta comercial onde está sediada.
Essa novidade só se tornou possível a partir de mais uma entrega do Serpro para a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Chamado de "Deferimento na Matriz", o novo módulo do portal permite que a junta comercial da matriz seja responsável pelo deferimento de todos os atos cadastrais interestaduais, incluindo os das filiais que estejam em outro estado brasileiro, ou no Distrito Federal, ajustando o fluxo informacional necessário a todos os envolvidos.
Para os empresários, o novo procedimento elimina custos com deslocamento e o pagamento de taxas, além de agilizar a abertura dos estabelecimentos. O Ministério da Economia estima que o prazo para abertura de filiais pode cair de quatro dias para menos de 24h.
Celebração
A entrega deste novo módulo da Redesim foi celebrada em uma solenidade realizada no último dia 7 de novembro, em Brasília. Na abertura do evento, o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Spencer Uebel, falou da importância desta implementação e do seu alinhamento às expectativas do ministro Paulo Guedes e do presidente Jair Bolsonaro.
A superintendente do Serpro, Ariadne Fonseca, tmabém participou do evento. De acordo com ela, a Redesim é uma parte fundamental para a melhoria do ambiente de negócios do Brasil. "As entregas deste projeto influenciam no quesito de 'Abertura de Empresas', avaliado pelo relatório Doing Business. "Um exemplo disso é a facilidade implementada com o 'Deferimento da Matriz', ao simplificar e agilizar o processo de abertura de filiais. Para alcançar estes resultados, o Serpro tem sido essencial, devido ao seu conhecimento do negócio e sua capacidade de fornecer as entregas com a agilidade e qualidade requeridas", afirmou.