Notícia
Trânsito
Espírito Santo adere ao Radar

Com o objetivo de reforçar a fiscalização e investir em tecnologia para aprimorar as ações de trânsito, o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o diretor-geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, assinaram, com o Serpro, a contratação do Radar. Essa solução de gestão de infrações de trânsito foi desenvolvida pelo Serpro para os órgãos autuadores e gestores do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e opera com inteligência artificial (IA). Com a solução, espera-se uma maior segurança na gestão das infrações realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e mais agilidade nos processos dos proprietários e condutores de veículos.
"O Detran do Espírito Santo é o primeiro órgão executivo de trânsito estadual a aderir ao serviço Radar. O órgão maximiza as possibilidades de gestão das infrações para educação no trânsito e preservação da vida dos cidadãos. Os benefícios em destaque são a aproximação dos órgãos de trânsito com as pessoas, a integração com IoTs para inteligência na política pública para o trânsito, modernização e economia para o estado," destacou o superintendente de Novos Negócios do Serpro, Jacimar Gomes Ferreira.Para o governador do estado, é importante o trabalho de fiscalização e educação para corrigir os comportamentos no trânsito que ameaçam a vida das pessoas.
"A sociedade demanda pela redução e controle na violência no trânsito. Trabalhamos em duas frentes: uma na educação e outra na fiscalização. A redução da impunidade deixa as pessoas inibidas em cometer esses atos. Sou contra flexibilizar e afrouxar as regras de trânsito”, salientou.
“Os registros de acidentes de trânsito serão feitos imediatamente com o aplicativo e com os smartphones que serão distribuídos à Polícia Militar e aos agentes do Detran em todo o Estado, para captar dados com mais segurança. Vamos oferecer o Sistema Global às guardas municipais e ao DER para que todo o processamento de infrações seja feito de forma digital, com mais transparência e agilidade para o cidadão, excluindo o papel nesses processos”, afirmou o diretor-geral do Detran/ES.
A assinatura do contrato com o Serpro ocorreu na terça-feira, dia 25, durante evento do governo do Estado capixaba em que o governador apresentou várias ações com o objetivo de aprimorar as políticas públicas para o trânsito, priorizando a integração de forças e investimentos em tecnologia, estrutura e formação profissional.
Autonomia e eficiência
O Radar completou dois anos em janeiro de 2019 e possibilita maior autonomia e eficiência na gestão de infrações de trânsito para órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Em constante evolução, o Radar assimilou diversas expectativas específicas de clientes, como:
1- geração de boletos complementares (casos em que o pagamento de uma multa é feito a menor).
2- integração nativa com o SNE, possibilitando ao órgão a visualização da adesão de uma multa ao desconto oferecido.
3- possibilidade de consulta à base nacional de CNHs e veículos por parte dos agentes que utilizam o talonário.
4- gestão de Editais de Notificação
5- Validador Cognitivo de Infrações (VCIT), ferramenta que ajuda o órgão autuador a automatizar a validação das infrações capturadas por equipamentos eletrônicos de fiscalização.
6- possibilidade de autuação com o Talonário Eletrônico por todos os órgãos que contratam o Radar, sem a limitação por número de usuários habilitados.
7- possibilidade de consulta de CNH e Veículos 24x7, com o talonário eletrônico, algo importante porque a maioria dos agentes que utilizam talonários sofre com indisponibilidade de consultas durante a madrugada.
8- encurtamento do ciclo de vida de uma infração de trânsito, desde o cometimento até o pagamento e baixa de pagamento da multa na base nacional.
Benefícios para o cidadão
Além de agilidade, eficiência e transparência aos processos de trânsito, o Radar também entrega uma experiência diferenciada ao cidadão. Com o SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), o motorista pode verificar todos os registros de infração e receber rapidamente as notificações através do aplicativo. O aplicativo SNE está disponível na GooglePlay e na AppleStore.
Para conhecer mais sobre a solução, acesse o site do Radar.