Notícia
Trânsito
Emissão do documento CNH Digital tem aumento de 85% em apenas um mês

Se eu posso resolver tudo com alguns cliques no celular, por que não fazê-lo? Essa lógica fez com que a demanda pelo documento CNH Digital aumentasse 85% em apenas um mês, atingindo a marca de 1 milhão e 150 mil emissões no último dia 20 deste mês.
“Foi um salto considerável. Nós sabíamos que haveria uma procura significativa, mas não esperávamos que essa resposta fosse tão instantânea e expressiva", informou Diego Migliavacca, da Diretoria de Relacionamento com Clientes do Serpro.
Isto somente foi possível graças à nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvida pelo Serpro, que passou a disponibilizar, a partir de 20 de dezembro de 2018, a validação biométrica facial: o aplicativo reconhece a face do condutor e cruza as informações com os dados do Denatran.
A tecnologia permite, então, que o motorista gere o documento sem a necessidade de se descolar a um posto do Detran, a única exigência é que a carteira convencional possua QR Code.
Antes dessa nova versão, o aplicativo foi lançado em 2017, a média de documentos emitidos era de aproximadamente três mil por dia, subindo para 18 mil desde a sua implantação em 20 de dezembro.
Avaliação
Vale destacar, também, o aumento significativo das notas de avaliação dos aplicativos no período de 20 de dezembro a 20 de janeiro nas lojas Apple Store, que passou de 2,5 para 4,6 estrelas (pontuação máxima 5 estrelas) e Google Play, que passou de 3,1 para 3,8 estrelas (pontuação máxima 5 estrelas).
Adesões
Os Estados com o maior número de CNHs digitais são: São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, com respectivamente 223 mil, 76 mil e 70 mil documentos eletrônicos emitidos. Além da utilização no trânsito, a CNH vale como identidade em diversas situações, como embarques aéreos e identificação em órgãos públicos e setor privado. Pode ainda ser exportada em pdf, a partir do próprio aplicativo, com o valor equivalente a uma cópia autenticada.
Até março de 2019, a previsão é de que o Brasil tenha 10 milhões de CNHs digitais emitidas. Das 60 milhões de CNHs válidas no país, 28 milhões possuem o QR Code e já podem baixar a versão digital. Se a sua carteira foi emitida após maio de 2017, ela possui um QR Code na parte interna e você pode obter a CNH Digital.
Passo a passo
A solução está disponível nas lojas da App Store e Google Play e armazena todas as informações da carteira impressa, inclusive foto e QR Code, garantindo maior autenticidade ao documento, que tem o mesmo valor jurídico da versão impressa.
São três as opções para a emissão do documento CNH Digital: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado” (com comparecimento ao Detran). Se a opção for "pelo celular", o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para fornecer o CEP do endereço informado quando a carteira de papel foi emitida, ler o QR Code ( que fica na parte interna da CNH em papel). Em seguida, fazer a “prova de vida”, um movimento físico do usuário, exemplo piscar o olho.
Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, o documento da CNH Digital será disponibilizado no dispositivo móvel. Agora, o aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. O documento poderá ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.