Notícia
Soluções Tecnológicas
e-Credmei facilita a abertura de conta-corrente empresarial para microempreendedores

Mais de 7 milhões de brasileiros exercem atividades econômicas e saíram da informalidade aderindo ao cadastro de microempreendedor individual, de acordo com dados estimados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CND). Agora, além dos benefícios de uma carga tributária reduzida, esses microempreendedores ganharam mais um instrumento de simplificação para seus negócios: o e-Credmei.
O e-Credmei é uma solução desenvolvida pelo Serpro para o Portal do Empreendedor que possibilita, aos microempreendedores individuais, solicitar serviços bancários, como abertura de conta-corrente empresarial ou mesmo linhas de financiamento, usando apenas o computador ou telefone celular. O serviço já está disponível no Portal do Empreendedor para Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Vitória (ES). Em breve, a solução também estará disponível para outras cidades.
“O microempreendedor se cadastra, faz sua solicitação, a instituição financeira analisa as propostas e o cliente precisa apenas se dirigir até a agência para assinar os documentos”, explica o gerente de negócios do Serpro, Maurício Paiva.
Apenas 18% dos microempreendedores individuais têm um vínculo bancário com o nome da empresa, de pessoa jurídica (PJ), de acordo com a CND. O restante utiliza sua conta-corrente de pessoa física e muitos nem conta-corrente bancária possuem. O que representa um grande nicho para a carteira de clientes das instituições financeiras.
“Por meio do e-Credmei, o empreendedor pode entrar em contato e realizar solicitações para as instituições financeiras participantes do programa. O empreendedor só precisará ir ao banco no momento da assinatura do contrato, caso receba alguma proposta compatível com suas necessidades. Com isso, o empreendedor economiza tempo e dinheiro e pode se dedicar ao seu negócio”, complementa Paiva.
Simplificar é a regra
O Credmei é um programa do governo federal que busca simplificar o processo de obtenção de produtos e serviços financeiros nos bancos em operação no país. Foi planejado para desburocratizar a relação entre o microempreendedor individual e o sistema bancário.
O programa é destinado aos microempreendedores individuais, ou seja, os empreendedores formalizados por meio do Portal do Empreendedor. Para participar, o empreendedor deve estar com o cadastro atualizado e exercer suas atividades em um dos municípios contemplados na fase piloto.
Para fazer a solicitação, basta acessar o e-Credmei no Portal do Empreendedor, ter em mãos um documento de identidade e um comprovante de residência, além der estar com o cadastro CNPJ atualizado.