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Biometria
NÃO PUBLICAR AINDA Desburocratizar serviços bancários para facilitar a vida dos brasileiros

Nesta semana, a Previdência Social publicou uma resolução em que idosos acima de 80 anos e beneficiários com dificuldades de locomoção podem optar por fazer a chamada prova de vida a partir da visita de um servidor do INSS em suas residências ou em outro local em que estiverem. A resolução não exclui, é claro, a possibilidade anterior do procedimento ser feito nas agências bancárias, que estão buscando cada vez mais alternativas que facilitem a rotina dos brasileiros, com a aplicação de novas e modernas tecnologias. É o caso do Datavalid, solução Serpro de biometria, criada para desburocratizar processos e reduzir fraudes de identidade, que foi contratada neste mês pela BB Tecnologia e Serviços (BBTS), uma companhia controlada direta do Banco do Brasil.
“Criarmos uma solução de inteligência e tecnologia, com o Datavalid do Serpro, significa permitir que milhões de brasileiros possam fazer o procedimento sem precisar viajar ou se deslocar para assim ter que provar ao INSS que estão vivos”, destaca o diretor de Operações da BBTS, Élemer Ricardo Carneiro, ao exemplificar uma forma de uso do Datavalid que poderá ser desenvolvida pela BBTS, companhia que disponibiliza para diferentes clientes no país softwares relacionados à automação bancária, entre outros serviços de TI. “A contratação do Datavalid é uma parceria entre duas empresas públicas que, juntas, querem oferecer um serviço que tem, é claro, uma finalidade financeira, mas tem um lado social muito grande. Por isso, nosso foco não são só os correntistas do Banco do Brasil, e estamos negociando com diversos clientes e fundações, como o próprio INSS”, adianta o diretor.
68 pontos e múltiplas opções
Nesta primeira etapa, a ideia da BBTS é utilizar o reconhecimento facial, uma das modalidades de validação oferecidas pelo Datavalid. Com a técnica, são mapeados 68 pontos de interesse da face e é calculada a distância facial através de algoritmo de machine learning e redes neurais. As informações são então comparadas com as imagens registradas nos bancos de dados governamentais, armazenados no Serpro. A confirmação ou não da identidade é quase instantânea. Além disso, por ser uma API, o Datavalid pode ser incorporado a sistemas, permitindo validações automáticas e em lote.
“Tínhamos outras iniciativas de reconhecimento facial, no passado. Agora, estamos evoluindo, a partir de um processo, via base de dados do Serpro, que permite ter uma validação mais confiável. Por isso já temos clientes interessados nesta forma que traz mais segurança, e efetiva conformidade em relação à pessoa que usará os serviços desses clientes”, ressalta o diretor Élemer Ricardo Carneiro.
O diretor acrescenta que, futuramente, a BBTS também pretende utilizar a validação digital e a validação cadastral e biográfica - as duas outras modalidades também oferecidas pelo Datavalid - na construção de soluções de TI. "A nossa estrategia é empregar todo tipo de consulta disponibilizada pelo Datavalid. Isso será um diferencial, para nossos clientes e no mercado", acredita ele. "O contrato do DataValid firmado entre Serpro e BBTS é o primeiro passo de uma parceria entre os órgãos. De agora em diante, abrem-se portas para novos negócios e oportunidades para novas soluções de TI que resultarão em melhorias para o governo e sociedade", complementa Igor Almeida, o consultor de Novos Negócios para o Governo Federal, no Serpro.
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