Artigo
Soluções Tecnológicas
Colocation: o que é e quais as vantagens de utilizar
Colocation é a disponibilização de infraestrutura para hospedar servidores de sua empresa em um Data Center alugado. A palavra é da mesma família de co-working: co-location refere-se a co-locação, ou locação compartilhada. Também pode ser lida como “colocação”, simplesmente, pois envolve o ato de colocar máquinas em um centro de dados externo.
Essa locação de espaço compreende também:
- fornecimento de energia elétrica
- sistema de refrigeração
- controle de acesso
- detecção e combate a incêndio
- monitoração por Circuito Fechado de TV (CFTV)
- supervisão e controle dos ativos de infraestrutura
Ou seja: tudo aquilo que você encontra em um Data Center (DC) de primeira linha. Não é pouca coisa: a construção de um DC demanda um investimento significativo, assim como sua manutenção. Basta pensar que centros de dados seguros têm mais de um nível de acesso e custos permanentes com contratação de pessoal.
Autonomia e economia
Empresas apostam em colocation para poder continuar utilizando as máquinas que preferem, com servidores já ajustados a seu modo de trabalhar. Ou seja, preserva-se alto grau de autonomia, mas sem ter de investir tempo e expertise na construção ou expansão de um Data Center.
Ao utilizar o serviço de colocation, você continua a ser responsável pelo processo de aquisição, evolução e manutenção dos recursos de hardware e software. A gestão dos serviços hospedados no servidor também continua a ser do cliente. O que se loca é espaço e infraestrutura.
10 dicas de preparo para o uso do colocation
Analise o hardware, ativos e software que você pretende confiar ao espaço que alugará no Data Center. Leve em conta esses e outros aspectos:
- Quantos metros quadrados as máquinas ocupam?
- Os racks, serão quantos?
- Quanto consomem de energia, mensalmente?
- O layout em que estão dispostos é o mais econômico?
- O layout dos insumos está otimizado – ou seja, cabos, conexões, switches estão dispostos em um desenho que reduz custos?
- A quantidade de equipamento que você enviará para colocation, e o serviço que será desenvolvido, justifica, também, a locação de uma posição de trabalho para sua equipe técnica, no mesmo prédio onde se encontra o Data Center?
- Ou você pode contar apenas com um Smart Hands?
Smart Hands é o serviço de apoio que compreende atender demandas de emergência, tais como: operação liga/desliga, passagem de cabos, contato com fornecedores. - A localização do centro de dados que você utilizará é adequada?
- Em termos de segurança: o Data Center que você utilizará tem um histórico confiável ?
- Aspecto relevante: continuidade de negócios e operação, mesmo quando se tornam necessárias as manutenções corretivas ou preventivas. O Data Center que você utilizará tem um bom histórico nesse sentido?
Colocation para órgãos públicos
Se você tem interesse em colocation e é responsável pela TI de um órgão ou entidades de governo, converse com um representante do Serpro. A empresa possui Sala Cofre no Rio de Janeiro e Data Center no Distrito Federal, oferecendo o serviço de colocation para entes das esferas federal, estadual e municipal.