Notícia
Soluções Tecnológicas
Tecnologia possibilita validação biométrica via celular

Na era de transformação digital, nada mais coerente do que permitir que uma pessoa formalize seu negócio sem mesmo ter de entrar em um prédio público. Isso já era possível, mas agora uma nova tecnologia possibilita que até a validação de identidade seja feita online. Uma junta comercial pode desenvolver um processo inteiro de abertura de empresa de forma digital – e a validação de identidade, com consulta a bases de dados oficiais, poderá ser feita sem token físico.
A tecnologia que permite isso já está pronta e tem nome: Biovalid. Foi desenvolvida pelo Serpro nos últimos meses e estará disponível a empreendedores do Rio de Janeiro a partir do início do ano, em uma parceria com a Junta Comercial do mesmo estado. A partir dessa primeira experiência, o produto estará disponível para as juntas comerciais de outros estados.
Para serviços públicos e privados
O Biovalid será de estrondosa serventia para facilitar a vida de empreendedores iniciando seu negócio, mas sua utilidade não para por aí. Poderá ser usada em quase todos os serviços públicos ou privados nos quais seja necessário validar a identidade de cidadãos ou consumidores. De declarantes de Imposto de Renda a locadores de imóveis e carros, é amplo o leque de usuários que pode se beneficiar dessa inovação.
O pré-lançamento da solução ocorre hoje, 10, no evento Open Gov Rio, que discutirá caminhos digitais que estão sendo utilizados para a modernização da administração pública. O Serpro estará presente atendendo a convite da Junta Comercial do Rio de Janeiro, para participar e explicar como funciona o Biovalid.
“Pisque o olho esquerdo”
O Biovalid possibilita a chamada “prova de vida”, utilizando para isso uma tecnologia que envolve inteligência artificial. “É o passo que faltava para evitar que uma pessoa fotografe a foto de outra, por exemplo, para tentar comprovar identidade pelo aplicativo”, destaca Luis Gustavo Loyola, da divisão de negócios do Serpro que trata de soluções de cadastro.
Ou seja: se você, de boa fé, quer abrir uma empresa, o Estado lhe proporciona os meios de fazer isso de forma ágil e online. Mas, por outro lado, o mesmo Estado precisa garantir, para a sociedade, que você é quem diz ser, evitando fraudes. E, nesse ponto, nada como usar o que há de estado da arte em tecnologia.
“Para aumentar a segurança da transação, o Biovalid solicita que você, inicialmente, tire uma foto na hora, a partir das instruções do aplicativo instalado no celular. Mas não para por aí’, explica Loyola. “O aplicativo também passa instruções simples como piscar o olho e virar a cabeça, mantendo o foco em sua face no celular, de forma a verificar que é você mesmo que está, naquele momento, solicitando a validação de identidade. Uma espécie de autenticação online, que traz segurança para todos os envolvidos”, resume.
Nascido na LGPD
Outra característica importante do Biovalid é sua adequação aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados. “É um aplicativo que já nasce aderente aos princípios da LGPD”, aponta Loyola. Cada solicitação de validação é acompanhada de um pedido de autorização para o uso de dados na operação de verificação. E todas as transações de autenticação ficam armazenadas. “É possível consultar o banco de dados do Biovalid para verificar quem solicitou algum serviço, garantindo, com essa rastreabilidade, um grau ainda maior de segurança a usuários”, explica.
Para poder oferecer o serviço a seus usuários, a entidade ou empresa deve aderir ao serviço desenvolvido pelo Serpro, taxado a partir de faixas de utilização em determinado período (número “x” de consultas por mês, por exemplo). Já para que o empreendedor, cidadão, usuário, em geral, de entidade que utilize validador desenvolvido pelo Serpro, bastará baixar o aplicativo Biovalid em seu dispositivo.