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Trânsito
Recall: quem precisa, vai receber aviso. Quem não precisa, não será importunado
As montadoras de veículos contam agora com um aliado de peso para os seus chamados de recall. A convocação para o procedimento, que visa reparar erros de fabricação em veículos automotores, passa agora a ser feita diretamente aos proprietários pelos Correios, e-mail e por aplicativo mobile.
Trata-se do 'Aviso de Recall', um módulo do Renavam desenvolvido pelo Serpro que cuidará de todo o ciclo de vida destes chamados no país: do registro inicial do problema de fabricação; passando pelo envio das notificações específicas para os proprietários incluídos no lote afetado; e fechando com sua baixa, que é quando a convocação é atendida e o reparo na rede autorizada é realizado.
Redução de custos
Para as montadoras, o serviço promove redução nos custos e aumenta a eficácia da operação. Para os proprietários, além de agilizar o planejamento da reparação do veículo, a tecnologia praticamente elimina o risco de desconhecimento da convocação referente ao seu chassi, desde que os seus dados estejam atualizados junto ao Detran de seu estado. E tudo isso com a garantia de privacidade, uma vez que a solução envia as comunicações sem revelar os dados dos proprietários para nenhum contratante.
Segurança
A novidade chega para melhorar a assertividade do procedimento de recall no Brasil e garantir mais segurança no trânsito. Se em 2011 foram apenas 20 mil chamados da indústria, esse número tem crescido anualmente, ultrapassando a marca de 1 milhão em 2018. Ao todo, o Denatran possui cerca de 10 milhões de recalls registrados e apenas 43% desses chamados foram atendidos pelos proprietários. É um índice de resposta muito baixo quando a vida e a segurança de pessoas estão em jogo.
Recentemente, um erro de fabricação que poderia gerar a explosão em dispositivos de air bag ficou famoso e ganhou os noticiários em todo o mundo, envolvendo mais de 80 milhões de veículos, cerca de três milhões apenas no Brasil. Falhas como esta não podem ficar sem o devido reparo.
A partir da inovação, os fabricantes passam a ter certeza de que todos os proprietários com os dados atualizados nos seus respectivos órgãos de trânsito serão convocados. As notificações indicarão o defeito e o risco do não reparo, bem como informações a respeito do canal de atendimento (telefone e site) da empresa responsável. Tudo isso para que o dono do veículo identifique a concessionária mais próxima para realização do serviço, que é gratuito e garantido por lei.
Como contratar?
A solução foi oficialmente lançada no dia 19 de novembro, durante o Salão Duas Rodas, realizado em São Paulo. O produto já está disponível para contratação, oferecendo a notificação pelos apps SNE ou Carteira Digital de Trânsito (CDT), e também por e-mail e carta (simples, registrada e com AR digital).
Para conhecer mais detalhes, incluindo os procedimentos para contratação, as fabricantes, montadoras, importadoras, ou qualquer entidade autorizada a registrar um recall no Renavam, podem acessar a página Aviso de Recall.