Notícia
Cidadania
TIC TAC Weekend Camp incentiva a inclusão da mulher na TI
Evento acontece este final de semana em Brasília e irá capacitar cerca de cem adolescentes do ensino médio do DF por meio de oficinas de tecnologia
A inserção de meninas e mulheres no universo da tecnologia, como uma das formas de se criar oportunidades de carreira profissional, além de promover uma maior inclusão social da mulher na sociedade, é um tema amplamente discutido nos últimos tempos.
Vários eventos promovem esse debate e um deles acontece nos dias 23 e 24 de junho, em Brasília, no Centro Educacional do Lago Norte. O TIC TAC Weekend Camp, promovido pela agência da ONU, União Internacional de Telecomunicações (UIT), tem objetivo de capacitar cerca de cem adolescentes matriculadas no ensino médio do Distrito Federal por meio de oficinas de tecnologia. Essas ações são ligadas ao cumprimento do objetivo 5 da agenda 2030 da ONU, que é "Alcançar a Igualdade de Gênero e empoderar todas as mulheres e meninas".
O Serpro, como parceiro na organização do evento, levará sua expertise com o Projeto Menina de TI, que teve início em 2016, com a proposta de estimular o conhecimento de adolescentes meninas sobre as carreiras do mercado de TI, fomentar o ingresso desse público em cursos e faculdades de TI e a entrada de um número crescente de mulheres no mercado de tecnologia. Em parceria com a área de responsabilidade social da empresa, está atualmente capacitando professores do GDF nas ferramentas de desenvolvimento lúdicas e de código aberto Scratch1 e AppInventor2, conhecimento que será levado aos alunos e alunas da rede de ensino público do Distrito Federal.
Participação
Os analistas Marco Túlio Lima e João Paulo Novais, ambos do Serpro, serão responsáveis pela Oficina de linguagem de programação Scratch, para duas turmas de 30 meninas. Scratch é considerada mais acessível que linguagens de programação textuais, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação.
Além da oficina de Scratch, o evento terá ainda as seguintes atividades: Oficina de Digital Storytelling; Oficina de Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis; Oficina de Programação com Arduíno (Robótica). Cada uma oferece 60 vagas, sendo 30 para cada dia.
Para promover uma interação mais efetiva das meninas, em clima de descontração, acontecem as rodas de conversa, oportunidade para falar de vários outros temas como defesa pessoal, empreendedorismo e independência econômica, violência contra a mulher, autoanálise e empoderamento, entre outros. Marisa Silveira, analista do Serpro, participa desse momento focando nas especialidades da área de tecnologia para as mulheres e na sua própria experiência nesse mercado promissor.
TIC TAC Weekend Camp
Todo dia 25 de cada mês é comemorado o Dia Laranja, que alerta para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas. Sendo uma cor vibrante e positiva, o laranja representa um futuro livre de violência contra mulheres e meninas, convocando ativistas, governos e agências das Nações Unidas a se mobilizarem pela prevenção e eliminação da violência contra esse segmento da sociedade, não só uma vez ao ano, no 25 de Novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres), mas todos os meses do ano.
Por isso, todo mês, a ONU faz ações para celebrar o Dia Laranja. Agora em junho, a agência UIT realiza o evento TIC TAC Weekend Camp - TIC: Tecnologia da Informação e Comunicação e TAC: Transformação, Acesso e Conhecimento.
Comunicação Institucional do Serpro - 19 de junho de 2018