Notícia
Eventos nacionais
Setores público e privado de olho nas soluções Serpro de gestão de trânsito

Analisar, em tempo real, dados sobre veículos e motoristas e garantir a autenticidade das informações; gerir, de forma centralizada e integrada, os processos de infração de trânsito; oferecer aos motoristas, via apps no celular, tanto descontos de até 40% no pagamento de multas como a versão digital da CNH com QR Code: esses são alguns dos serviços oferecidos por tecnologias de ponta desenvolvidas pelo Serpro e que foram tema de encontros realizados recentemente com locadoras de veículo, no Estado de São Paulo, e com Detrans, na Paraíba.
“Na cidade paulista de Atibaia, o Serpro apresentou às locadoras diferentes produtos, entre eles, o Datavalid, o SNE, o Lince, e as APIs, como a relacionada à nota fiscal eletrônica ou outras possíveis consultas, de interesse do segmento, nas bases de dados do Denatran. São ferramentas que podem ajudar as locadoras a minimizar fraudes no setor”, ressalta Maisa Scauri, da Superintendência de Relacionamento com Clientes Finalísticos (Suncf) do Serpro. Já em João Pessoa, a empresa se reuniu com Detrans dos diferentes Estados para, sob coordenação do Denatran, colher necessidades e propostas de melhorias para os Sistemas Renavam, Renach e Renainf, de modo a aproximar cada vez mais as duas esferas e proporcionar condições contínuas de evolução desses sistemas.
No encontro na Paraíba, foi abordando ainda o novo modelo de placas de identificação de veículos, conforme o padrão internacional estabelecido no Mercosul, e que será implantado em todo país até 1º de setembro deste ano: “Apesar do desafio, todos aceitaram muito bem a proposta, que traz um critério muito coerente de conversão das placas cinzas para o novo modelo, o que deve facilitar e talvez até viabilizar o atendimento dos prazos legais da resolução do Cotran, o Conselho Nacional de Trânsito”, acrescenta Maisa, que é ainda gerente de Soluções de Negócios para Novos Clientes Finalísticos.
À disposição para contribuir

contou com a fala do superintendente da Suncf do Serpro,
Brenno Sampaio, em debate sobre mobilidade urbana
O diálogo entre o Serpro e as locadoras do país foi realizado na XII Convenção Nacional (foto à dir.) da Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (Abla), realizada de 15 a 18 de março. E os encontros em João Pessoa ocorreram de 12 a 16 de março, com a participação das áreas de negócio - Suncf e Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios (Sunng), por meio de seu Departamento de Negócio para Mercado Privado - e de desenvolvimento do Serpro. Em ambos os Estados, a empresa mostrou que é uma parceira pronta a ajudar o país a expandir e aperfeiçoar seus mecanismos tecnológicos em prol da eficiência na gestão do trânsito e, é claro, para trazer facilidades para os brasileiros.
“Vale lembrar ainda que, na Paraíba, o Serpro também fez uma apresentação do SNE, o Sistema de Notificação Eletrônica, para o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Renato Antônio Borges Dias. A apresentação demonstrou os diversos benefícios, tanto operacionais como financeiros, que o órgão autuador alcança ao aderir à solução”, frisa Maísa. Segundo ela, a PRF está em fase de negociação e pretende efetivar uma nova contratação da solução nos próximos meses - a PRF foi cliente do SNE de novembro de 2016 a maio de 2017.
“E, a cada três meses, são realizadas novas reuniões, em que o Denatran e o Serpro trazem as novidades e posicionam os Detrans sobre o andamento dos projetos e das demandas levantadas nas reuniões anteriores. As próximas reuniões têm previsão de ocorrer no próximo mês de junho, na cidade do Rio de Janeiro”, finaliza Maisa.