Notícia
Ferramenta
SerproMail, moderna plataforma de comunicação eletrônica

Há sete meses o SerproMail é a solução de correio eletrônico utilizada no Serpro. Essa ferramenta de correio em nuvem permite a gestão dinâmica de armazenamento e proporciona segurança de tráfego de informações, além de oferecer mecanismos de recuperação de mensagens pelo cliente e de facilitar a realização de auditorias. Desde setembro de 2017, o Serpro tornou-se a empresa provedora oficial de soluções de correio eletrônico para os órgãos públicos.
O SerproMail pode ser contratado por dispensa de licitação pública. O produto é oferecido aos clientes com remuneração computada conforme o número de caixas de correio utilizadas. Em janeiro deste ano, a Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A assinou contrato com o Serpro. Além desse cliente, utilizam o produto a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Serpros Fundo Multipatrocinado.
De acordo com o gestor do produto no Serpro, Carlos Fiuza Villaça, no momento há propostas comerciais apresentadas e negociações em andamento com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Superior Tribunal Militar (STM), entre outros, além de universidades, órgãos do judiciário e empresas de processamento de dados dos governos estaduais e municipais.
O gestor destaca que os sistemas de comunicação eletrônica constituem um dos sistemas de informação mais usados por organizações em todo o mundo, abrangendo e atendendo a diferentes segmentos. "O SerproMail buscou atender essa necessidade com a adoção de computação em nuvem onde uma mesma infraestrutura atende a diversos órgãos, compatibilizando a relação custo x benefício e reduzindo o custo total da Administração Pública Federal, além das vantagens de padronização, integração e interoperabilidade," explica.
Diferenciais
Os principais diferenciais da solução em comparação à contratação de um serviço de e-mail corporativo (on-premises) são o pagamento relacionado ao uso, liberdade para administração dos recursos de armazenamento podendo aumentar ou diminuir o tamanho das caixas dos usuários e salvaguarda (backup) de arquivos incluso sem custo adicional pelo tempo de seis meses para o cliente.
O SerproMail, por fazer uso de serviços de computação em nuvem, é dotado de arquitetura tecnológica robusta para suportar o crescimento da demanda e se adaptar às mudanças de negócio com rapidez e custos adequados, com toda sua infraestrutura instalada em solo brasileiro nos Centros de Dados do Serpro e submetida à legislação do país, seguindo políticas rígidas de segurança. Isso assegura a auditabilidade, a veracidade, a confiabilidade e confidencialidade das informações trafegadas e armazenadas.
" O serviço atende também ao requisito segurança da informação, fundamental quando se trata de dados do governo federal. "Garantir a Segurança da Informação em sua infraestrutura e soluções é premissa para o Serpro e assegura o que dispõe o Decreto 8.135 de 2013", destaca Carlos.
Benefícios
A plataforma possui muitos valores agregados: maior resiliência em relação a incidentes da infraestrutura; segurança refletida em alta disponibilidade e backup em tempo real; maior independência da estação de trabalho se traduz em tempo de resposta menor quando o usuário realiza ações em dispositivos móveis, proteção das mensagens e dados sensíveis (e-mail security/antispam/antivirus), liberação de recursos de infraestrutura do cliente antes alocados exclusivamente para sistemas de correio eletrônico, além de ter o serviço personalizado de acordo com as suas necessidades. Além disso, há modalidades especiais de contratação para instituições de ensino e para clientes que já possuem licenças de correio eletrônico da Zimbra (bring your own license).
Carlos Villaça ressalta que a facilidade de contratação pelas empresas do governo se traduz em benefícios ao Serpro que, por sua vez, pode ser contratado de forma direta e sem necessidade de licitação.
Principais Funcionalidades
- Colaboração e produtividade: áudio e videoconferência sem instalação de software adicional, compartilhamento de tela, apresentação de slides, bate-papo e colaboração em tempo real de documentos;
- Litigation Hold (archiving) – mantém a rastreabilidade das informações de envio e recebimento das mensagens para auditoria;
- Sincronização com o Microsoft Outlook® e smartphones;
- Pesquisa abrangente inclusive dentro de anexos;
- Agenda compartilhada com mapa de disponibilidade de recursos e convidados;
- Compartilhamento e colaboração eficientes com clientes, incluindo caixas de entrada, contatos, calendários e tarefas;
- Calendários empresariais robustos com tempos livres e ocupados compartilhados e interoperáveis com o MS Exchange;
- Autenticação por meio de certificados digitais;
- Armazenamento de arquivos e integração com Serpro Drive;
- Catálogos de endereço global e pessoal;
- Assinatura digital e criptografia de e-mails através de certificados digitais;
- Antivírus e antispam;
- Interface web para administração da solução
Atendimento ao cliente
- Serviços de migração de dados (caixa postal, pastas particulares, agendas e etc);
- Treinamentos personalizados;
- Relatórios de análise de registros de acessos e rastreamento de mensagens.
Para saber mais e verificar valores do serviço, acesse a página do produto.