Notícia
Inovação
Serpro marca presença no Seminário Inovando as Transferências da União

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão realizou o "Seminário Inovando as Transferências da União", no dia 13 de novembro, em Brasília. Na ocasião, foram compartilhadas experiências que contribuem para simplificar, desburocratizar e elevar a capacidade institucional de órgãos e entidades, públicas ou privadas e dar maior efetividade nos resultados das políticas públicas implementadas com recursos da União. Também foram discutidas melhorias no Sistema de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), desenvolvido pelo Serpro há dez anos, responsável pela operacionalização da transferência de recursos do Estado.
Na abertura do evento, a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, destacou que a iniciativa é muito importante para o setor público brasileiro. "Conheço o sistema desde 2010, quando atuava no Planejamento, e a solução evoluiu em termos de tecnologia, de controle e de transparência. Destaco a responsabilidade e profundidade com que foi construído esse trabalho e os mecanismos de automação implementados para garantir a transparência e a melhoria de gestão dos recursos", declarou.
"No Serpro, acreditamos que a tecnologia é a melhor maneira de possibilitar - de forma eficiente, transparente e rápida - que o cidadão possa ver onde todos os seus recursos estão sendo aplicados e como as prioridades do Estado estão sendo atendidas. Por isso, a preocupação de sempre inovarmos, de trazermos mais inteligência usando a tecnologia. A nossa parceria com o Ministério do Planejamento em relação ao Siconv, é o caminho que a gente vem aprimorando para alcançar a celeridade e usar a tecnologia a favor do cidadão brasileiro", acrescentou a presidente.
Durante todo o dia, o seminário oportunizou reflexões sobre as ações que vem sendo adotadas pelo Ministério do Planejamento e compartilhadas com parceiros, para a melhoria da gestão e fortalecimento da governança, por meio da simplificação, automatização e racionalização dos processos. Essas iniciativas contribuem para promover maior transparência e controle social, de forma que a sociedade receba resultados mais efetivos das políticas públicas implementadas com recursos públicos.
Estiveram presentes ao evento parceiros da Rede Siconv, pertencentes aos órgãos do executivo, legislativo e judiciário, das três esferas de governo, membros das instituições acadêmicas, representantes do setor privado, especialmente voltados à infraestrutura de obras e representantes de organismos internacionais.
Siconv
O Sistema de Convênios (Siconv) foi desenvolvido em 2008 pelo Serpro para o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão com o objetivo de administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.
A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente à população.