Notícia
Gestão de trânsito
Serpro participa do “Inova Dnit, Novas Ideias, Novos Rumos”

No último dia 14, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, participou da mesa de abertura do 1º Seminário Inova Dnit.
O evento, organizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio do seu Núcleo de Novos Negócios e Inovação, teve como principal objetivo promover e fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo no ecossistema de infraestrutura de transportes e gestão pública.
Palestrantes internacionalmente renomados como Vernon Harley, Líder Global de Desenvolvimento de Infraestrutura Pública da Accenture, Adriano Oliveira Amaral, da Oracle, que falou sobre Inteligência Artificial, além da presença de Joelson Veloso, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que ministrou palestra sobre a transformação digital no setor público, participaram do evento em palestras, workshops e minicursos sobre Inovação Disruptiva, Inovação em Gestão Pública, Analytics, Blockchain, Machine Learning, Open Innovation, Big Data, entre outros.
Inicialmente, o diretor Cesero agradeceu em nome da diretora-presidente Glória Guimarães, o convite feito ao Serpro, destacando a importância no tratamento de um tema de negócio, no caso, infraestrutura de transportes e gestão pública de forma integrada, envolvendo todos os órgãos do Governo Federal responsáveis pelos processos de negócio e resultados do tema em questão.
O Serpro reestruturou a sua área de negócio por segmentação por clientes, destacou André. Com isso, está sendo possível além de manter os sistemas atuais, prospectar com as novas tecnologias, soluções integradas com o conhecimento do ambiente de negócio trânsito como um todo.
Outro ponto abordado pelo diretor, foi o entendimento do Serpro sobre o que é a transformação digital no governo. Os dados dos sistemas estruturadores de governo, que hoje estão hospedados no Serpro, é o principal elemento que suportará a transformação digital. Como o melhor usos do dado, independente do órgão responsável pelo mesmo, nos possibilitará a construção de soluções baseadas em Big Data a serem consumidas para definição de políticas, estratégias e avaliação de resultados do tema de negócio trânsito.
Para aproveitar da melhor forma possível, o Serpro inscreveu no evento, os analistas de negócio que detém conhecimento no tema abordado no evento. Desta forma, foi possível conhecermos as necessidade dos nosso clientes e a expectativa de soluções com as tecnologias apresentadas.
No fechamento da sua fala, André reafirmou que está no DNA do Serpro a inovação, considerando no planejamento estratégico da empresa, as tecnologias que foram abordadas no evento.