Notícia
Parceria
Serpro assina acordo de cooperação técnica com BioTIC

Durante o 3º Diálogo BioTIC – Inovação Tecnológica em Segurança Pública, realizado nesta quinta-feira, 13, em Brasília, o Serpro e o BioTIC - Parque Tecnológico de Brasilia assinaram um acordo de cooperação técnica. “O Serpro, a fim de ampliar as ações de inovação com a sociedade, busca, além da academia, acordos como este, para prospectar, estimular e experimentar novas tecnologias com o ecossistema do parque”, informou a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.
“A empresa, como instituição de governo, é muito envolvida nessas questões de inovação e segurança. Basicamente de segurança porque, hoje, é responsável pela segurança da informação de todos os brasileiros, todos os nossos cadastros estão dentro do Serpro – Imposto de Renda, dados fiscais, CPF e outros. Também, atualmente, o Serpro é responsável pelo sistema único de segurança pública de controle de automóveis, de carteira de habilitação, enfim, pelo vasto sistema de ambiente de segurança pública”, acrescentou a presidente, ao comentar o tema do encontro.
Mário Henrique Lima, diretor-presidente do parque BioTIC - empresa subsidiária da Terracap, criada para implementar o Parque Tecnológico de Brasília-, argumentou que esta série de eventos tem o intuito principal de criar uma rede coesa de pessoas comprometidas com a revolução tecnológica, com o desenvolvimento e com o empreendedorismo em torno do parque.
Acordo
O acordo de cooperação possui quatro macro objetivos:
- Aproximação entre o Serpro e o Parque Tecnológico BioTIC, visando troca de informações entre projetos de interesse comum;
- Permitir que o Serpro possa utilizar a infraestrutura do parque para iniciativas de inovação e vice-versa;
- Realização de eventos de promoção à inovação conjuntos;
- Permitir que, futuramente, o Serpro e as startups do parque possam criar produtos inovadores.
O evento
O 3º Diálogo BioTIC – Inovação Tecnológica em Segurança Pública contou com os seguintes palestrantes e temas: Segurança Cibernética na Cidade Inteligente, Omer Gleser; Internet of Things (IoT) na Segurança Pública, Francolino da Mata; Como a Tecnologia pode Ajudar na Segurança da Mulher, Eng.º Orlan Almeida; Sinesp (Sistema Nacional de informações de Segurança Pública, Erival do Souza Melo; Arena de Debates; Ações Estratégicas para a Segurança Pública na Área Metropolitana de Brasília, Paulo Cezar Egler; Investimentos no Setor de Segurança Cibernética, Bruno Brito; e Segurança Cibernética, Sandro Suffert.
O evento foi realizado pelo parque BioTIC, com apoio do Sebrae, Sistema Fibra, ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa), ISDS (International Security & Defence Systems), IFB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília), Terracap e governo do Distrito Federal.