Notícia
Fisco
Receita Federal libera o programa gerador do Imposto de Renda

A partir de hoje, 26 de fevereiro, contribuintes de todo o país já podem começar a fazer a declaração do imposto de renda por meio do Programa Gerador do Imposto de Renda de Pessoa Física (PGD IRPF), já disponível na página da Receita Federal. O envio ao Fisco só será permitido a partir do dia 1º de março, quando começa oficialmente a temporada do Imposto de Renda (IR) 2018.
Este ano, o IR vem com novidades. Será disponibilizado um painel inicial para facilitar o preenchimento. Também será possível a recuperação do nome do contribuinte pelo CPF, a exibição da relação percentual entre o imposto devido e o total de rendimentos tributáveis e a criação de campos específicos para a declaração de bens, como a informação do Renavam para veículos, e informações como endereço dos imóveis declarados, sua matrícula, IPTU, e data de aquisição, informações essas, obrigatórias a partir do próximo ano.
O aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos móveis (Android e IOS), lançado no ano passado, além de permitir que o contribuinte preencha e envie a declaração, este ano propiciarão também a importação e a retificação. Este último será permitido apenas quando a declaração for enviada por esse meio. O aplicativo estará acessível a partir do dia 1º de março.
A gestora do IR, Renata Sousa, conta que todo o ano as áreas técnicas e de negócios do Serpro realizam reuniões para o planejamento anual das ações relacionadas à infraestrutura de produção dos programas relacionados ao IR. “Conforme o resultado da análise das equipes técnicas envolvidas, ocorre redimensionamento da infraestrutura de produção de forma a garantir que todos os níveis de serviços acordados sejam cumpridos da melhor forma”, ressalta Renata.
Assim, durante o período que antecede a entrega do IR, profissionais de diversas áreas de conhecimento são envolvidos para o planejamento das ações de preparação e monitoramento da disponibilização do Programa Gerador, bem como de outros programas que compõem o conjunto de soluções relacionadas ao IRPF. Renata explica que durante todo o período de recepção das declarações enviadas pelos contribuintes, o Serpro mantém profissionais que atuam preventivamente e pontualmente em qualquer eventualidade. “Os processos são acompanhados pela sala de monitoramento, instalação montada no Serpro a cada temporada do IR”, comenta.
Este ano, segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a Receita Federal prevê o recebimento de 28,8 milhões de declarações de IRPF até o dia 30 de abril.
Para a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, a parceria Serpro e Receita Federal visa inovar e facilitar a vida do cidadão “sempre por meio de serviços de qualidade”.