Notícia
Racismo, não!
Por que precisamos do Dia da Consciência Negra?
Confira dados que apontam a desigualdade racial ainda existente em nosso país

por Comunicação Institucional do Serpro
—
20 de novembro de 2018
O Brasil é o país com maior população negra fora do continente africano. Cerca de 55% da população brasileira é negra. E, mesmo em comparação às populações africanas, só fica atrás da Nigéria, conforme se pode verificar em fontes como o IBGE.
- No Brasil, sete em cada dez pessoas assassinadas são negras. Atualmente a ONU possui uma campanha de combate à morte das juventudes negras no Brasil.
- Segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e pelo Senado Federal, 56% da população brasileira concorda com a afirmação de que "a morte violenta de um jovem negro choca menos a sociedade do que a morte de um jovem branco. O dado revela como os brasileiros têm sido tolerantes a um problema que deveria ser mobilizador de todos. (ONU Vidas Negras)
- De 2005 a 2015, o número de assassinatos de mulheres brancas teve redução de 7,4%. Já o número de assassinato de mulheres negras aumentou em 22%, de acordo com publicação do mais recente Atlas da Violência.
- Em 2015, apenas 1% das mulheres representadas em comerciais eram negras. Em 2016, 13%, e agora em 2017, 21%. Há um longo caminho a ser percorrido até que a mulher negra seja bem representada na publicidade, destaca a agência B9 em publicação recente.