Notícia
Trânsito
Polícia Rodoviária Federal adere ao Sistema de Notificação Eletrônica

Em julho deste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), aplicativo para celular e tablet que permite aos motoristas brasileiros o pagamento antecipado das multas com desconto de até 40%. Com a adesão, todas as infrações cometidas passam a ser acompanhadas e gerenciadas por meio do sistema.
Para a diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento, além de agilizar o atendimento e dar maior transparência ao processo de notificação, a adesão à solução SNE contribuirá com a redução dos custos do Estado no processo de emissão de autos de infração. “Hoje, a PRF gasta R$ 50 milhões por ano com o processo, na maior parte para o envio de multas e esse sistema otimiza os recursos com relação a esses gastos, além de contribuir com a entrega de um serviço extremamente importante para o cidadão brasileiro”, destaca a diretora.
Antônio Gilberto Menezes, gestor do produto no Serpro, explica que a expectativa é de que no mês de setembro a PRF esteja notificando via SNE. "No momento está ocorrendo o processo de homologação das comunicações e transações utilizadas para interação com a base única do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), com o qual o SNE está integrado. Nessa base ficam registradas as multas locais e interestaduais", ressalta.
Desconto
Para ter direito ao desconto de até 40%, o proprietário do veículo deve fazer seu cadastro e habilitar o veículo no sistema SNE pelo endereço sne.denatran.serpro.gov.br ou baixar o aplicativo disponível na Google Play ou na Apple Store. O motorista precisa também reconhecer que cometeu a infração de trânsito.
Pelo app, uma vez que o veículo esteja habilitado, o proprietário passa a receber todas as notificações de infrações de forma eletrônica, além de poder conhecer detalhes de cada multa, reconhecer a infração, copiar o código de pagamento e, ainda, fazer download do formulário de indicação do condutor responsável pela infração.
Sistema
O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Seu objetivo é racionalizar e facilitar a comunicação de infrações de trânsito entre órgãos autuadores e destes com os motoristas, trazendo mais comodidade e interatividade na gestão do pagamento de multas.
Pelo lado do órgão autuador, o sistema destaca-se pela redução no custo por notificação de infração, celeridade na entrega das notificações e aumento da efetividade no pagamento das multas. Já para os motoristas, a grande vantagem é a redução no preço das infrações, mas merece destaque também a facilidade para o pagamento e o acompanhamento das notificações.
A solução completa dois anos de implantação no mês de novembro e vem modernizando a comunicação de infrações de trânsito entre órgãos autuadores e motoristas.
As vias do país são administradas por órgãos autuadores diversos, que podem ser nacionais, como o DNIT, ou regionais - em geral representados pelos Detrans - e, ainda, municipais. Como o DNIT já adota a tecnologia, todas as vias federais brasileiras terão cobertura do SNE.
Quando o órgão faz a adesão ao SNE, passa a ter a capacidade de encaminhar as notificações aos proprietários de veículos diretamente por um dispositivo móvel.
Órgãos que já aderiram
Você pode conferir os órgãos que aderiram ao SNE no site da solução. O aplicativo pode ser baixado para dispositivos Android ou iOS.
Pessoas jurídicas e físicas com certificado digital podem utilizar o SNE acessando o ambiente web da solução.