Notícia
Saúde Pública
Oficina Confiança Criativa incentiva a inovação na área de saúde

Durante dois dias, 3 e 4 de abril, foi realizada a Oficina Confiança Criativa – Geração de soluções para o setor de saúde, evento que buscou estimular de forma criativa a prototipação de ideias para solucionar problemas diversos na área de saúde pública. A oficina aconteceu no Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro, e foi promovida pelo Serpro em parceria com o Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro (DGH-RJ) e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e contou com o apoio da Superintendência de Administração do MF (Samf-RJ).
Cerca de 90 representantes de diferentes áreas e perfis do setor de saúde trabalharam com a abordagem Design Thinking (DT), que envolve algumas etapas como ideação, prototipação e teste, tudo isso por meio de ferramentas que estimulam a criatividade, a colaboração e o engajamento dos participantes. Na ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer como o Serpro tem pensado suas soluções, aproximando-se dos interessados e dos usuários, com vistas a conectar governo e sociedade.
Na conclusão da oficina, todos os grupos cumpriram o objetivo de apresentar uma solução personificada para as diversas carências do setor. "O Design Thinking descomplica a análise do problema através da criação e validação de hipóteses, promove o desapego às certezas individuais e incentiva, através da colaboração coletiva, a busca de soluções mais práticas e voltadas para as reais necessidades do indivíduo. O estímulo à criatividade se dá no momento em que as contribuições individuais dos participantes precisam ser agrupadas. Primeiro para achar o 'problema certo', com base no olhar de uma 'persona', ou personagem, e depois, para a escolha ou consenso em relação às várias possibilidades de soluções. A ideia de um vai sendo complementada pela do outro e, como o time é multifuncional, a solução é criada sob a perspectiva de vários olhares - o que leva o grupo durante as dinâmicas a 'pensar fora da caixa', um dos lemas do Design Thinking”, explica Neruska Paiva, gerente de Negócio do Serpro.
Avaliação
Na última dinâmica, os representantes da Fiocruz, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Federal do Andaraí e do Instituto Vital Brazil avaliaram os protótipos e todas as ideias sugeridas foram aprovadas. Surgiram propostas de desenvolvimento de soluções para melhorar a tomada de decisão, o atendimento ao paciente, a integração entre sistemas e a otimização dos processos e recursos financeiros.
Sandra Damasceno, do Departamento de Inteligência e Marketing do Serpro, destacou que "foi um grande desafio conduzir um grupo desse porte, em tão pouco tempo, por todas as fases da abordagem DT. Para atingir o objetivo, foi essencial o engajamento do time de facilitadores e monitores que, em sintonia, conduziram e adequaram as estratégias conforme a evolução dos participantes nas dinâmicas, em que foram utilizadas várias ferramentas, entre elas: Matriz CSD, Mapa de Afinidades, Personas, Insights, Definição do Problema, Geração de Ideias e Geração de Protótipo."
Para Neruska Paiva, a oficina foi uma excelente oportunidade para o Serpro conhecer melhor o segmento de saúde. "Estreitamos nossas relações com os clientes, de forma a sermos mais propositivos e assertivos na oferta de soluções para conectar governo e sociedade. Entendemos que o desafio para a área de saúde é nobre, porque são vidas humanas que poderão ser salvas a partir do uso da tecnologia da informação. Para os participantes, a troca de experiências e o aprendizado da metodologia, na prática, já foi um resultado bem expressivo, possibilitando a aplicação e a disseminação interna em seus ambientes e processos de trabalho", ressaltou.
A receptividade foi evidenciada pelo engajamento dos times, que contribuíram do início ao fim, o que permitiu à equipe organizadora alterar estratégias e prazos durante a programação. O depoimento de um dos participantes resume bem a marca que foi deixada: "Grande aprendizado. Aprendi bastante a gerar soluções rápidas em tão pouco tempo. Eu mesma não esperava atuar tanto", elogiou Cristiane Pereira da Rocha, do Hospital Federal do Andaraí.
Técnica DT
O Design Thinking tem três pilares fundamentais que são empatia, colaboração e experimentação. Empatia diz respeito a desafiar ideias preconcebidas e se colocar no lugar de outra pessoa, deixando de lado o que se acredita ser verdadeiro para aprender a verdade do outro. Colaboração, por sua vez, é pensar de forma coletiva e integrada, em grupos multidisciplinares, para somar inteligências e diferentes backgrounds, de modo a multiplicar a capacidade de entendimento e resolução de problemas. E por último, a experimentação, que é o ato de colocar a “mão na massa”, de sair do campo das ideias, da palavra escrita. De outro modo, DT é construir e testar soluções de forma rápida e antecipada, para evitar problemas na fase final de implementação.
Para entender essas etapas e saber mais sobre como o Design Thinking pode beneficiar suas atividades ou o seu negócio, baixe o ebook.
Oficina Criativa
O evento Confiança Criativa é uma iniciativa do Serpro que visa, através da abordagem Design Thinking e suas diversas possibilidades, identificar os reais problemas e possíveis soluções em diversos segmentos.
Em agosto de 2017, o evento foi realizado para servidores envolvidos no segmento de trânsito e transportes: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), Ministério das Cidades e Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.