Notícia
Soluções Tecnológicas
Motoristas de Farroupilha poderão ter até 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito

Claiton Gonçalves, prefeito de Farroupilha, assina contrato referente ao Radar e SNE
A cidade de Farroupilha (RS) acaba de aderir ao Radar e ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) , desenvolvidos pelo Serpro. A iniciativa permite que condutores e condutoras obtenham desconto de até 40% no pagamento de multas de trânsito emitidas na cidade. O contrato com a empresa foi assinado na última quinta-feira, 21, em ato oficial no Centro Administrativo da Prefeitura. A previsão é que o sistema esteja em funcionamento dentro de 30 dias.
“Estamos acostumados a nos deparar com processos demorados na área pública. Para acabar com a burocracia, a lentidão e os inúmeros papéis, a gente buscou uma solução inovadora, que vai permitir que o fiscal de trânsito aplique a multa direto do smartphone, o motorista já seja avisado através de aplicativo e possa pagar a multa com desconto. Essa dedução tão significativa é possível pois vamos ter economizado nos custos de operação”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Humano e Gestão de Farroupilha, Vandré Fardin.
Por que 40% de desconto?
Os custos de operação que podem ser diminuídos, citados por Vandré, serão possíveis graças à adoção pela cidade de dois produtos, o Radar e o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).
O Radar realiza a gestão da infração de ponta a ponta, desde o registro em talonário eletrônico ou manual pelo agente de trânsito até a impressão das autuações e o gerenciamento de postagens das notificações para pagamento das multas.
Já o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) facilita a comunicação de infrações pelos órgãos autuadores e permite que condutores de veículos cadastrados na ferramenta tenham desconto de 40% no valor de multas interestaduais de trânsito.
“Quando uma prefeitura adere ao SNE, passa a ter a capacidade de encaminhar as autuações aos proprietários de veículos diretamente por um dispositivo móvel. A economia com impressão, envio e trâmite administrativo, tanto da notificação como do boleto de cobrança, pode então ser repassada ao cidadão ou à frota da empresa”, explica Sergio Peixoto Mendes, do Serpro. “Daí a possibilidade de descontos de 20%, para quem quiser recorrer da multa; e 40%, para quem abrir mão do recurso”, explica. Outra vantagem é que o condutor fica sabendo da infração praticamente em tempo real.
O aplicativo está disponível para download para smartphone das plataformas Android e iOS. Pessoas jurídicas e físicas com certificado digital podem utilizar o SNE acessando o ambiente web da solução.