Notícia
Passagens
III Fórum de Diárias e Passagens compartilha conhecimentos sobre o SCDP

Diretor de Operações do Serpro, Iran Porto, (segundo à esquerda) falou sobre os desafios de modernização numa sociedade cada vez mais digital (Foto: Aline Saraiva / Ascom MP)
Consolidar o debate sobre gestão e economia com os servidores públicos que trabalham com o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) foi o objetivo do III Fórum de Diárias e Passagens, promovido pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). O evento com duração de dois dias, 28 e 29 de junho, acontece no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.
Servidores públicos que atuam nas etapas do processo de concessão de diárias e passagens (solicitantes de viagem e passagem, aprovadores, gestores setoriais, coordenadores financeiros e orçamentários), especialmente os gestores setoriais da solução, compartilharam conhecimentos e experiências sobre as funcionalidades do SCDP, a legislação vigente e as boas práticas relativas à gestão dos processos de afastamento a serviço.
Desenvolvido pelo Serpro, o sistema foi implantado em 2004 para o Ministério do Planejamento. De acordo com o Decreto n° 5.992, de 2006, o SCDP é de utilização obrigatória pelos órgãos e entidades da administração federal direta, autárquica e fundacional.
Desafios de modernização
“A sociedade está cada vez mais digital. Vivemos, no momento, desafios constantes de modernização de soluções facilitadoras do governo, porque os usuários estão cada vez mais exigentes no uso de soluções digitais. Temos de procurar nos aperfeiçoar, começar a pensar em modelos cooperativos e coordenados de evolução das soluções”, enfatizou o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto, presente na mesa de abertura do fórum.
Segundo dados do Serpro, cerca de 100 mil usuários ativos estão cadastrados no SCDP. Dez mil usuários acessam o sistema por dia e 2.500 usuários o acessam simultaneamente. Desde 2014, aproximadamente 4.442.941 processos de afastamento a serviço foram cadastrados no sistema.