Notícia
GovData
GovData representa a transformação digital do Estado

A interoperabilidade entre sistemas que o governo há anos busca melhorar, ganhou agora um grande aliado. O GovData, apresentado em evento no Ministério do Planejamento (MP) em Brasília, na última segunda-feira, 16 de abril, é uma iniciativa do MP e tem o Serpro e a Dataprev como provedoras de dados e da plataforma de análise de grandes volumes de dados. A solução possibilita a órgãos públicos o cruzamento de dados e análise para melhorar a efetividade e a transparência de políticas públicas sociais implementadas pelo governo.
Para o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, o GovData é a medida estrutural que possibilitará ao governo dar - e ter - acesso às suas próprias bases de dados para prestar melhor serviço ao cidadão. "É preciso garantir que os recursos alocados estejam beneficiando as pessoas", ressaltou ele.
Para a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, o GovData é a ferramenta de transformação digital. "A partir do conhecimento do negócio é possível colocar inteligência nos dados disponibilizados que passam a ser influenciadores de políticas públicas para o cidadão e a garantir a transparência do Estado". Glória avalia como expressiva a economia que a plataforma gerará, já que o governo passa a ter uma visão única, em um único lugar e com segurança para fazer um trabalho conjunto, baseado no modelo de colaboração. "Estamos certos de que esse é apenas o começo. Novos serviços virão a partir dessa transformação digital", concluiu a presidente do Serpro.
Compartilhar informação beneficia a sociedade
O ministro Marcos Lima reforçou a cultura de compartilhamento de informações como parceira na construção de ações bem fundamentadas para o serviço público. Na opinião dele, o GovData auxilia a desburocratização do Estado de forma segura e com comunicação eficiente.
Alberto Beltrame, do Desenvolvimento Social, apresentou o Caso BPC - Benefício de Prestação Continuada. O trabalho consistiu no cruzamento de dados de forma manual para melhorar os programas sociais como auxílio-doença, Bolsa Família e aposentadoria por invalidez, fazendo com que os recursos cheguem nas mãos de quem realmente necessita. Segundo o ministro, a revisão de benefícios como o auxílio-doença representou economia de R$ 15,7 bilhões com o cancelamento daqueles indevidos. O cruzamento de dados também identificou 5,2 milhões de famílias que recebiam o benefício impropriamente. "Com a interligação da base de dados pelo GovData, os trabalhos serão facilitados e ainda mais céleres, mas não substitui a importância do poder de decisão do gestor", completou.
O evento foi marcado pela presença de outras autoridades como os ministros do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Lima, da Transparência e CGU, Wagner Rosário (interino), além do presidente da Dataprev, André Magalhães.
Para saber mais sobre o GovData, leia a matéria: "Tomada de decisões e construção de políticas públicas com rapidez e eficiência".