Notícia
Ética
Estatais reúnem-se em Brasília para discussão de boas práticas

A 122ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais foi realizada na última sexta-feira, 7 de dezembro, na Universidade dos Correios, em Brasília. Tradicionalmente, o evento promove o compartilhamento de informações e boas práticas entre as instituições participantes. Houve, também, deliberações pontuais sobre futuras capacitações para os representantes das empresas, além de ações de comunicação e mídia, publicações e artigos relacionados à gestão da ética nas estatais.
Durante a abertura do evento, a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, ressaltou a importância do fórum, que é composto por 22 empresas estatais. "Estamos diante do compromisso, hoje, muito importante com a questão da ética, com a questão da responsabilidade, com a questão da conduta da nossa equipe, com a conduta do nosso Brasil", afirmou. O Serpro foi o responsável pela organização desta edição da reunião.
Influenciadores
"Como empresas públicas, somos influenciadores. Sendo assim, é necessário mostrar a importância da transparência, do compliance, do risco da Ética e das nossas condutas. Vamos, cada vez mais, com esse trabalho, melhorar os nossos sistemas de controle, os nossos acompanhamentos. Desse modo, conseguiremos fazer um Brasil cada vez melhor. É isso que estamos buscando", destacou Glória Guimarães.
De acordo com ela, o mundo hoje é 100% digital e o Serpro tem a função importante, nesse cenário, de trazer para o setor público esse modelo de ética que todos estão buscando. "A empresa está em conformidade com a promoção e a preservação de uma rede responsável pelos conhecimentos necessários à implementação da gestão da ética nos órgãos e entidades federais", informou.
Coordenação
Sob a coordenação de Maria Angélica de Souza Santoro (BR-Distribuidora) e do vice-coordenador Leandro Alberto Torres Ravache (BNDES), as empresas partícipes reúnem-se mensalmente para tratar de assuntos ligados à ética e ao compartilhamento de informações e boas práticas que auxiliam na condução dos trabalhos atinentes ao âmbito da atuação das comissões de ética.
O Fórum é formado por Eletrobrás, Chesf, Eletronuclear, Eletrosul, ECT, Infraero, Dataprev, Emgea, Valec, Furnas, INB, Nuclep, BR, BB, BNB, BNDES, CEF, Petrobras, Serpro, Basa e Finep, e suas ações são regulamentadas por acordo de cooperação técnica e financeira que tem por objeto a manutenção e a definição de regras para o seu funcionamento.