• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

Notícia

Tecnologia e Gestão

DNI: a identidade unificada e digital do brasileiro

Documento reúne registros de várias bases governamentais e estará disponível para uso em dispositivos móveis
Banner DNI - A identidade unificada e digital do brasileiro
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por por Comunicação Institucional do Serpro — 05 de junho de 2018

Em fase final de testes, o Documento Nacional de Identidade (DNI) começou a ser emitido em maio para servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministério do Planejamento (MPOG) e Serpro. Em junho será a vez de parlamentares e servidores do Congresso Nacional experimentarem a novidade. A expectativa do governo federal é que o documento esteja disponível para todos os brasileiros já no segundo semestre de 2018.

O DNI é válido em todo o território nacional e integra, com tecnologia Serpro, dados do CPF, carteira de identidade e título de eleitor, dispensando apresentação dos documentos que lhe deram origem ou que nele tenham sido mencionados. Com acesso feito por dispositivos móveis, reúne dados biográficos, foto, biometria e um QR Code de validação que se renova a cada vez que o aplicativo é acessado.

Evolução

Atualmente, o sistema de identificação do país é regionalizado e uma pessoa pode ter várias identidades em diferentes estados. Com a interoperabilidade proposta pelo pelo DNI, o problema gerado por essa multiplicidade acaba. A cada nova emissão, o sistema compara as digitais coletadas com os dados biométricos constantes do cadastro eleitoral, tornando a expedição ainda mais segura.

Por enquanto, o DNI dispõe de dados da Justiça Eleitoral e da Receita Federal. A ideia é integrar outros documentos de interesse do cidadão, como CNH Digital, PIS, Pasep e NIT, num processo de convergência que facilita a vida do cidadão e aumenta a segurança do sistema.

Disponível para todos

O lançamento para a população será escalonado a partir de julho. O Paraná será o primeiro estado a emitir o DNI para o cidadão. A partir de novembro, os TREs passam a emitir o documento digital em seus cartórios eleitorais.

Para ter acesso ao DNI, o cidadão precisa ter o registro biométrico no TSE. O próximo passo é baixar o aplicativo para realização de um pré cadastro. Em seguida, deve se dirigir pessoalmente ao cartório eleitoral ou instituição conveniada para certificação e validação das informações.

O DNI é fruto do trabalho do Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional, composto por Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Congresso Nacional, Casa Civil da Presidência da República, Ministério do Planejamento, Conselho Nacional de Justiça e Ministério da Fazenda. O documento tem origem na Lei 13.444/17, que instituiu a Identidade Civil Nacional.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico