Notícia
Tecnologia
CRLV Digital é implantado em Goiás

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Serpro, lançou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) no dia 9 de novembro, para o Estado de Goiás. A versão eletrônica do documento do veículo está disponível juntamente com a CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito, disponível para Android e iOS.
De acordo com o presidente do Detran Goiás, Flávio Prates, o que muda é que os condutores poderão ter o arquivo digital do CRLV como se tem hoje com a CNH Digital por meio de um aplicativo para smartphones. O documento eletrônico poderá ser apresentado em substituição do CRLV físico, desde que seja apresentado no aplicativo específico, desenvolvido pelo Serpro para o Denatran.
O lançamento do CRLV Digital em Goiás traz uma grande novidade que é o compartilhamento do documento para terceiros, que também utilizam o veículo, desde que essa outra pessoa já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e tenha realizado o cadastro no próprio aplicativo.
"O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital desonera a obrigatoriedade do cidadão de ir ao órgão do Estado. Isso é um fato importante, pois simplifica a vida do usuário, já que pode ser usado nos smartphones. É importante que utilizemos as tecnologias hoje disponíveis que contribuem para desburocratizar o Estado e agilizam a vida do cidadão. Nosso objetivo é simplificar a vida do brasileiro, com ferramentas de tecnologia inovadoras e menos burocracia. O Serpro tem sido extremamente eficiente e profícuo para prover ferramentas e soluções que nos ajudam enquanto Estado e que contribuem com inovação em serviços que facilitam a vida dos usuários", falou Alexandre Baldy, ministro das Cidades.
O diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, destacou a transformação digital focada no cidadão. "A missão do Serpro é conectar governo e sociedade com soluções digitais. A empresa desenvolveu e acompanha diversas soluções estruturadoras do governo federal. O CRLV vai ao encontro desta proposta de facilidade e é fruto da parceria Serpro, Denatran e Ministério das Cidades. Além desse documento, temos hoje a Carteira Digital, a placa Mercosul, iniciativas inovadoras, que contribuem ainda mais para a desburocratização do Estado", apontou o diretor.
Como obter o documento digital
Para o cidadão obter o CRLV Digital, o proprietário do veículo tem que ter pago o licenciamento do veículo referente ao exercício de 2018. O acesso ao documento digital é realizado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível no Google Play e App Store.
Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso. Permite também a exportação em arquivo PDF, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma necessidade que exija um documento autenticado. Para adicionar o CRLV Digital o proprietário deverá informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).
Para os usuários que já possuem a CNH digital, basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.
Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo CDT, já disponível no Google Play e App Store, e efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo. Depois, é só adicionar o CRLV Digital e informar os mesmos dados mencionados anteriormente.