Notícia
Identificação
Como a biometria pode melhorar o atendimento dos órgãos públicos à população?
A qualidade de vida da população é diretamente proporcional à qualidade dos serviços públicos ofertados pela nação. E não é de hoje que os países descobriram que o uso intensivo da tecnologia é a chave, tanto para saltos de qualidade, como para redução de custos e ampliação do acesso a esses serviços.
Dentro desse ciclo de evolução, uma das novidades já disponíveis para órgãos públicos de todas as esferas é a identificação biométrica em tempo real, solução que pode gerar economia aos cofres públicos e comodidade, muita comodidade, ao cidadão. Você que é gestor público e procura por uma oportunidade de inovar e fazer a diferença em sua instituição, confira algumas das possibilidades que se abrem a partir desta tecnologia:
Prova de vida a distância
A fim de evitar fraudes, golpes e pagamentos indevidos, o INSS exige, dos aposentados e pensionistas, uma visita anual ao seu banco pagador, a fim de manter ou renovar o pagamento de seus benefícios. A tecnologia de identificação biométrica permite transformar esse procedimento, que poderá ser feito à distância, por meio do reconhecimento facial a partir de um aplicativo no celular do cidadão.
Indicação de real infrator de multas
Qual a necessidade de se dirigir ao órgão de trânsito local para indicar o real infrator de uma multa, quando este não é proprietário do carro? Por que não preencher um formulário eletronicamente e utilizar uma selfie para atestar a anuência do motorista que reconhece sua infração? Com a incorporação do reconhecimento facial em aplicativos móveis, todo o processo pode ocorrer eletronicamente, facilitando a vida do dono do veículo e tempo de trabalho no órgão.
Benefícios sociais
Assim como a prova de vida, a validação de cadastro para recebimento de benefícios sociais tem muito a ganhar, em segurança e agilidade, com o reconhecimento facial. Com o uso de uma simples câmera fotográfica ou leitor de impressão digital, instalados em órgãos municipais, servidores poderão atestar, em tempo real, se os documentos apresentados pertencem realmente às pessoas diante deles, garantindo a correção do cadastro.
Registro de ponto
Quer simplificar o registro de ponto em um órgão público? Por que não adotar um sistema que alia a identificação biográfica (matrícula ou CPF, por exemplo) à identificação biométrica facial e digital? Para tanto, basta um terminal com uma câmera para, sem necessidade de senhas, efetuar os registros na jornada de trabalho em órgãos públicos.
Controle de acesso a edifícios e instalações
Quer ampliar a segurança sem comprometer a agilidade no acesso físico a órgão públicos? Tal como nos aeroportos mais avançados do mundo, o reconhecimento facial e digital é, mais uma vez, a resposta a essa questão.
Tudo isso é possível e já está disponível para órgãos públicos de todas as esferas
Essas e outras inúmeras possibilidades tornam-se realidade com o uso do Datavalid, uma solução desenvolvida pelo Serpro que já conta com inúmeros casos de sucesso no mercado privado, como bancos, financeiras e locadoras de veículos. Trata-se de uma API de consulta que pode ser completamente incorporada aos sistemas do órgão público, permitindo validações automáticas.
A solução oferece três tipos de validação para que possibilitam melhorar a segurança em processos de identificação e autenticação. São elas:
Validação cadastral e biográfica - a partir de informações cadastrais, será feita a validação dos dados, como nome, idade, data de nascimento, endereço (logradouro, número, bairro, complemento), filiação, situação do documento e outros. O retorno será por índice de similaridade (percentual) para os campos descritivos e verdadeiro/falso para os campos objetivos.
Validação biométrica facial - a partir de uma foto, a comparação será feita com a base de imagens da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o retorno será dado por índice de similaridade (percentual) e faixa de probabilidade (baixíssima,baixa, alta e altíssima).
Validação biométrica digital - a partir de uma ou mais digitais, a comparação será feita com a base de digitais da CNH e o retorno será dado por índice de similaridade (percentual) e faixa de probabilidade (baixíssima,baixa, alta e altíssima), para cada digital validada.
Contar com essa tecnologia é mais fácil do que você pensa
O Serpro tem uma equipe pronta para conversar e esclarecer sobre todas possibilidades de uso do Datavalid no setor governamental.
Para saber mais detalhes acesse o formulário e conecte sua instituição a esta inovadora solução de identificação que minimiza riscos de fraude e facilita a vida de órgãos públicos e dos usuários dos seus serviços.