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Cliente que volta é aquele que é bem atendido

Alimentício, cosmético, esportivo, hoteleiro, têxtil, de bebidas: não importa qual seja o segmento da empresa, o fato é que cada uma almeja a satisfação de seus clientes. E essa busca é feita de modo crescente e por meio de novas e criativas formas. Segundo o Gartner, por exemplo, mais de 50% das organizações devem investir, até o fim de 2018, em inovações voltadas para a experiência do consumidor.
Neste processo de inovação, a Tecnologia da Informação e Comunicação é, é claro, uma forte aliada. Ela pode ajudar na construção de um software para avaliação de um produto, serviço ou atendimento – software esse que coleta feedbacks importantes para aprimorar a experiência do consumidor. Outra possibilidade é elaborar uma solução para automatizar mecanismos de identificação e cadastro de clientes, gerando assim um atendimento mais rápido.
Pensando neste quesito agilidade, imagine um hotel e centenas de hóspedes chegando num mesmo dia, animados para curtir a alta temporada. Se você fosse dono desse hotel, não ia querer deixar seus hóspedes esperando, numa fila, para apresentar documentos, preencher cadastro em papel, que depois teria que ser digitado, assinado e outros trâmites mais, certo? Ou pense então se você fosse dono de um delivery de comida, e fizesse uma promoção para atrair clientes, mas aí os pedidos chegassem um atrás do outro e você, em vez de lucrar com isso, se embaralhasse todo na hora de identificar os clientes e registrar os pratos?
Pois bem, para organizar e dar velocidade a situações como essas acima, ou muitas outras, é possível usar a tecnologia para integrar identidades impressas ou digitais com QR Code – como a CNH e o DNI – aos sistemas de uma empresa e, assim, agilizar tanto a autenticação dessa identificação como o cadastro dos clientes.
“Vamos supor que um supermercado, um hospital particular, uma portaria de um prédio comercial, uma empresa aérea, uma empresa de entrega, ou qualquer outra empresa privada não queira ter que pegar cada documento de identidade e digitar os dados para verificar, num sistema, se a pessoa é quem diz ser. Em vez de fazer isso, pode querer já armazenar as várias informações em computador. Se tiver uma API de decodificação, essa empresa lê o QR Code presente na CNH ou no DNI, por meio de uma pistola laser, por exemplo, já consegue ter os dados, automaticamente, para preencher formulário e pode integrá-los aos seus sistemas. E pronto, bola pra frente: a empresa já insere esses dados em seu fluxo de negócio, agilizando os processos e os serviços, com mais segurança e garantia de procedência. Esse é a grande vantagem da API Vio", destaca Igor Félix, que é gestor da API Vio, a ferramenta desenvolvida pelo Serpro que atende as demandas tema desta matéria.
Para entender mais sobre como funciona a API Vio, veja como o seu fluxo é simples:

Consumidor e cidadão
E seja para empresas privadas ou governamentais, a palavra de ordem da solução Vio é a mesma: agilidade. No campo público, por exemplo, temos o caso recente do Denatran que lançou no último mês um novo aplicativo, desenvolvido pelo Serpro, para tornar mais fácil a atuação dos agentes de trânsito brasileiros e contribuir para a redução de ocorrência de fraudes. O app Fiscalização Denatran faz a leitura do QR Code Vio existente na Placa Mercosul, e na CNH e no CRLV digitais. Permite ainda a consulta de informações on-line, como indicadores de roubo e furto, restrições judiciais e administrativas do veículo ou mesmo o histórico da placa.
Descubra o que a API Vio pode fazer por seus cliente e vendas
