Notícia
Soluções tecnológicas
Assinatura digital reduz papelada sem trazer custos para os órgãos públicos

Aceitar uma procuração, uma transferência de veículo ou qualquer outro papel que necessite de autenticação com validade jurídica sempre foi sinônimo de encaminhar o cidadão para o guichê do cartório – e receber, em troca, montanhas de papéis que ocupam muito espaço.
Na era da informação, porém, há alternativas que garantem dar fim à papelada mantendo a segurança na identificação: o uso de certificações digitais. A segurança da assinatura digital é a mesma da oferecida por cartórios tradicionais, desde que o certificado digital seja emitido por uma entidade reconhecida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o ITI.
É o próprio ITI quem explica, que, na prática, o certificado digital funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora (AC) que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas.
Facilidade para cidadãos
O Brasil já tem mais de 6 milhões de certificados ativos, e esse número só vai aumentando, velozmente. Em agosto deste ano, por exemplo, foram mais 500 mil, ainda segundo o ITI. É uma tendência sem volta. Gestores públicos precisam estar atentos a essa oportunidade, inclusive porque a implementação do certificado não gera custos para o órgão público.
Já os cidadãos interessados podem adquirir o certificado digital para ter a conveniência de evitar cartórios - ou mesmo evitar ida a órgãos públicos para checagem de documentos de forma presencial. E o Serpro possui um certificado digital que dispensa o uso de token, podendo ser acessado via celular e outros dispositivos móveis, o primeiro a ser lançado no mercado brasileiro com essa facilidade. Além de ser certificado pelo ITI, o conta com o lastro de ter sido desenvolvido pela maior empresa de TI estatal da América Latina, uma garantia de segurança e seriedade que faz toda a diferença.
É simples fazer com que seu órgão público aceite certificação digital
Siga as orientações disponíveis na página de documentação técnica.