Geral
e-Gov
Uso bem-sucedido do Facin é tema de evento de desenvolvedores em SP

Evento acontece na cidade de São Paulo até sábado, dia 22 (foto: divulgação)
Para ampliar a eficiência do e-Gov e a interação entre seus entes das três esferas, o governo brasileiro desenvolveu o Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança (Facin). Nesta sexta-feira, 21, a experiência sobre a aplicação do framework por diferentes estados do país, iniciada em junho e já com alguns resultados, foi relatada na edição de julho do The Developer’s Conference (TDC), que reúne especialistas, profissionais e estudantes das áreas de TI e afins.
"Compartilhamos a prática que temos tido a partir da oficina sobre o Facin realizada para a Abep, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com apoio do framework, a associação está promovendo a interoperabilidade entre os estados e desses com o governo federal", ressalta o palestrante Marcus Vinícius da Costa, gerente de Integração e Interoperabilidade do Serpro. "Além disso, debatemos a evolução do Facin como framework de interoperabilidade e os bons reflexos que começam a ser percebidos na adesão crescente de diferentes órgãos de governo", acrescenta.
O uso do Facin como alicerce para ajudar os estados a criar soluções tecnológicas que os integrem mais entre si, com o governo federal e, é claro, com o cidadão, fez parte da programação da trilha "Arquitetura Corporativa". Marcus Vinícius acredita que a participação do Serpro no evento foi bastante positiva, uma vez que, segundo ele, o TDC é considerado um dos maiores encontros de comunidades e empresas de TI no Brasil. Logo, é uma boa oportunidade para que cada vez mais pessoas e instituições conheçam o Facin, que é estratégico quando se fala em integrar e aperfeiçoar tanto a gestão pública como o atendimento ao cidadão.
"Este é o segundo ano dessa trilha e também o segundo ano em que o Facin foi tema em uma de suas palestras. A trilha tem apresentado tanto interesse que as vagas presenciais se esgotaram três semanas antes do evento", recorda Marcus Vinícius. "Além de trazer o que está acontecendo de novo, o evento consolida conhecimentos e promove debates entre os participantes e formadores de opinião que propagam as discussões até o novo ciclo da conferência", conclui.
Para conhecer mais sobre o Facin, acesse a página sobre Governança e Interoperabilidade no Portal Governo Eletrônico.