General
Segurança Pública
Sisdepen avança na integração dos dados penitenciários do país

Técnicos participaram do curso em São Paulo
O Serpro realizou nesta quinta-feira, 23 de março, treinamento para integração de informações estaduais com o Sistema de Informação do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen). Profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo participaram do evento, realizado nas instalações paulistanas da empresa.
De acordo com o gestor do projeto no Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Marcello Paiva de Mello, assim como aconteceu para a região Sul, em fevereiro, a capacitação para o Sudeste foi planejada de forma conjunta, já que todos os estados possuem sistemas de informação penitenciária próprios. O objetivo do encontro é fornecer orientação técnica para facilitar a integração dos sistemas locais ao sistema nacional, que o Serpro vem desenvolvendo para o Depen. Para os estados que não possuem sistema próprio e serão usuários diretos do Sisdepen, o treinamento está sendo feito de forma individualizada. "Nós pretendemos que a parte de integração esteja pronta até julho e a parte de implementação dos usuários diretos até o final do ano", informa Marcello Paiva.
Segundo o gestor, a integração de informações de todos os estados permitirá, pela primeira vez, um olhar preciso sobre as cerca de 1500 unidades prisionais que existem no país. A emissão do primeiro relatório nacional do Sisdepen deve acontecer até o fim de abril.
"O sistema já está implantado e disponível, em produção. Os treinamentos para operação web, diretamente no Sisdepen, já começaram a ser realizados. O piloto foi em Palmas, no Tocantins, e o próximo está previsto para Natal, no Rio Grande do Norte. Essa ação aqui em São Paulo é de integração com os estados que possuem sistema próprio. A intenção do Sisdepen não é substituir a solução destes estados, mas receber a informação dos sistemas já em operação para a composição da base nacional de dados do setor penitenciário", acrescenta Helder Santos, analista do Serpro responsável por ministrar o treinamento em São Paulo.
Sisdepen
O Sisdepen é uma solução web que tem o objetivo de garantir o mapeamento do sistema penitenciário brasileiro e centralizar as informações sobre a população carcerária e unidades prisionais, permitindo localizar e quantificar as pessoas sob custódia no país. A solução também oferecerá informações processuais de execução penal de cada preso, o que será possível com a integração ao Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).