General
Tecnologia
Serpro vai contribuir para simplificar a vida do empreendedor brasileiro

Acordo foi firmado em Brasília
O presidente da República Michel Temer e o presidente do Sebrae, Afif Domingos, celebraram nesta quarta-feira, 18 de janeiro, uma parceria para melhorar o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas brasileiras. É o programa "Empreender Mais Simples – menos burocracia, mais crédito", que prevê um investimento de 200 milhões de reais em dez sistemas. O Serpro será encarregado de todo o trabalho de desenvolvimento das soluções. A diretora-presidente da empresa, Glória Guimarães, e o diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero, estiveram presentes no lançamento do programa.
Na fala das autoridades, o Serpro foi citado diversas vezes. "Isso demonstra confiança nas nossas equipes para a entrega de soluções que melhoram a relação entre cidadão, empresas e governo. Podemos contribuir para o processos de negócio, oferecendo mais modernidade e segurança", afirmou a diretora-presidente do Serpro.
Simplificando a vida
O objetivo do "Empreender Mais Simples" é reduzir a burocracia, dar mais agilidade aos processos de gestão e melhorar o ambiente de negócios para os micro e pequenos empresários do país. "O acordo envolve aprimorar sistemas. É um programa de governo para simplificar a vida das micro e pequenas empresas", explicou André de Cesero.
Confira as soluções que fazem parte do programa
1. Implantação do sistema Redesimples
2. Documentos fiscais eletrônicos das micro e pequenas empresas
3. eSocial
4. Processo de restituição automatizada do Simples Nacional
5. Pedido eletrônico de isenção de IPI e IOF
6. Pedido simplificado de restituição e compensação
7. Repositório nacional de dados do Simples Nacional
8. Aprimoramento do Portal do Empreendedor e Conta Corrente (fiscal) do MEI
9. Sistema de pagamento do Simples Nacional por modalidades eletrônicas
10. Sistema de parcelamento do Simples Nacional