Notícias
Governança Pública
Planejamento e Serpro abrem consulta pública sobre documentos do Framework de Interoperabilidade

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Setic/MP) e o Serpro disponibilizam consulta pública sobre documentos do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança (Facin).
Cidadãos, governos, empresas e organizações podem fazer suas contribuições no site do Participa.br até 9 de fevereiro de 2018. Para colaborações é preciso fazer um cadastro no ambiente do Participa.br e, em seguida, entrar na comunidade do Facin.
O Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico da Arquitetura e-PING de Interoperabilidade considera a participação de representantes da sociedade e do governo de suma importância para a evolução dos documentos, para que se desenvolva um modelo de referência que permita a integração e a condição de um governo conectado.
Esta é a terceira consulta pública sobre o tema. Desde a realização do V Fórum de Governança, em novembro de 2017, três documentos ficaram disponíveis:
- Visão Executiva: documento de contextualização sobre arquitetura corporativa e o Facin;
- Modelo de Referência: reúne um conjunto mínimo de conceitos, práticas e axiomas, como leis e padrões, para o Facin, apresentando ainda as novas visões do framework;
- Modelo de Conteúdo: objetiva descrever os elementos do Facin de forma a unificar a representação das Arquiteturas Corporativas desenvolvidas pelas diversas Organizações Governamentais, com foco na integração e construção da visão de governo como um todo.
Sobre o Facin
O framework apoia a Estratégia de Governança Digital (EGD) oferecendo arquitetura corporativa e padrões de interoperabilidade, ampliando a colaboração entre as organizações do governo federal e melhorando a eficiência dos serviços de governo eletrônico para cidadãos, governos, organizações e empresas.
Como padrão incorporado à e-PING, o Facin fomenta o alinhamento intra e interorganizacional, dando base à evolução de métodos, processos e boas práticas para a eficiência dos negócios, melhoria da transparência e da oferta de serviços públicos.