General
Infraestrutura
Nuvem privada do Serpro acelera entregas de serviços a clientes

Governança, Negócios Digitais, Tecnologia e Inovação foram os temas da mesa de abertura do evento
O diretor de Operações do Serpro, Iran Porto Júnior, apresentou os serviços em nuvem da empresa no primeiro painel da Expo TIC Brasília 2017, na manhã desta terça-feira, 16 de maio. O evento debateu, dentre outros assuntos, a TI nos serviços públicos e o caminho do governo para a cloud computing.
Além de destacar a Nuvem Serpro, que oferta o modelo de Infraestrutura como Serviço (ICS), o diretor apresentou o Estaleiro, inovação da empresa que dá mais agilidade para a disponibilização de ambientes de produção para as equipes de desenvolvimento.
Conheça aqui os serviços da Nuvem Serpro.
"Nós temos cerca de dois mil desenvolvedores e era necessário prover ambientes produtivos com agilidade para um suporte célere à criação das soluções", afirmou Iran Porto. O Estaleiro é uma nuvem privada que permite aos analistas de infraestrutura do Serpro atuar na perspectiva da metodologia ágil, já adotada no desenvolvimento da empresa.
Autonomia e agilidade
O diretor ressaltou o resultado da implantação da nova forma de trabalho, que amplia a interação entre os profissionais de infraestrutura e desenvolvimento. Estes últimos também ganharam em autonomia, com independência para criar URLs, configurar o acesso de aplicações, fazer publicações e, ainda, alterar o próprio ambiente.
"Essa aceleração na entrega de ambientes produtivos dá suporte à construção dos nossos produtos multi-clientes, com significativa redução de tempo para entrega de uma solução", comemorou Iran. Com o Estaleiro, o Serpro também conseguiu estabelecer novas monitorações, métricas e sistemas de entregas de dados para bilhetagem.
Expo TIC Brasília
O diretor do Serpro participou também da mesa de abertura do evento, cujo tema central foi "Governança, Negócios Digitais, Tecnologia e Inovação". Em sua fala inicial, Iran Porto Júnior assegurou que "o compartilhamento do conhecimento é fundamental para que possamos prover o governo e a sociedade de soluções tecnológicas efetivas".
Ao lado dele, estiveram o secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Marcelo Pagotti; o presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães; o vice-presidente de Tecnologia da Caixa, José Antônio Neto; o superintendente executivo da Vice-Presidência Corporativa dos Correios, Vivalde Cunha; e o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Francisco Camargo.