General
Empreendedorismo
Município de São Paulo passa a integrar a Redesimples
Sistema do Serpro agiliza os processos de inclusão, baixa e alterações das empresas
A partir desta segunda-feira, 8 de maio, o município de São Paulo passa a integrar a Redesimples, sistema que permite abertura, alteração, baixa e legalização de empresas. A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios utiliza tecnologia do Serpro e envolve órgãos e entidades federais, estaduais e municipais. A ideia é promover a integração das informações e reduzir ao mínimo a burocracia no dia a dia do empreendedor brasileiro.
De 100 para cinco
"É um marco, já que a cidade de São Paulo abriga, sozinha, cerca de 8% dos atos cadastrais do país", afirma Maurício de Paiva, gerente de departamento de negócios no Serpro. Os atos cadastrais envolvem inclusão, baixa e alteração de empresas. "Nossa estimativa é que, na capital paulista, o tempo de abertura de um novo negócio seja reduzido de 100 para cinco dias", explica.
A Redesimples é uma das soluções do programa "Empreender Mais Simples", lançado em janeiro pelo presidente Michel Temer e pelo presidente do Sebrae, Afif Domingos, com a presença da diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães. A tecnologia utiliza ferramentas como o framework Demoiselle e o Tibco BW, uma plataforma para interconexão de serviços e sistemas.