General
Conexão
Infovia de Salvador começará a atender clientes do Serpro

Até o final do mês de abril, a Infovia Salvador, parte da Rede Metropolitana de Salvador (Remessa) e uma parceria do Serpro com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), começará a atender 11 clientes da empresa na capital baiana. A conexão de fibra ótica permitirá aos contratantes uma conexão estável de até 1 gigabit por segundo, com acesso à internet, videoconferência e telefonia IP, entre outros serviços. O Serpro, por sua vez, se beneficiará de uma redução de custos com fornecedores e oferecerá melhor qualidade na prestação de serviços.
A nova conexão atenderá clientes como Ministério da Fazenda, Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda da Bahia e a Base Naval de Aratu. O acesso físico e a configuração da rede nos diversos edifícios foram concluídos entre os dias 13 e 17 de fevereiro, e a efetiva prestação de serviço ocorrerá entre os meses de março e abril.
De acordo com Moisés Seabra, chefe de Divisão de Redes Metropolitanas da Superintendência de Operações do Serpro, em um futuro próximo será oferecido aos clientes conectados à Infovia um modelo de contratos novo, que abarcará as novas possibilidades tecnológicas e a melhoria na qualidade de serviços que a fibra ótica trouxe. “Continuaremos usando os contratos atuais que já estão firmados”, disse Moisés, falando sobre a prestação de serviços oferecida no momento.
A Infovia Salvador
O acordo de cooperação técnica que possibilitou a Infovia Salvador foi assinado entre o Serpro e a RNP em dezembro de 2015. Ela é baseada na infraestrutura da Remessa, rede sob gestão da RNP e operacionalizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O Serpro tem direito ao uso exclusivo de pares de fibra óptica ao longo do anel do backbone da rede, e em contrapartida, a empresa construiu as redes de acesso aos seus clientes situados na área de abrangência da Remessa. Os projetos foram elaborados e executados ao longo do ano de 2016 por um grupo de trabalho composto pelas duas instituições.