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Inteligência de Governo
Desenhando o futuro: como a inteligência artificial já está atuando para transformar a administração pública no país

Matéria publicada na Revista Tema — Edição 239 - Fev/2025
O mundo em que vivemos já não é mais o mesmo do que o de alguns anos atrás e, com a chegada da inteligência artificial, a sua transformação acontece em uma velocidade vertiginosamente mais rápida. Segundo estimativa de Andrej Karpathy, ex-diretor de IA da Tesla, a cada dois dias e meio é lançado um novo modelo de computação cognitiva e a expectativa é de que esse ritmo só venha a aumentar.
Desde 2006, equipes do Serpro têm se dedicado à IA e se preparado para fazer frente a essa revolução que transforma a maneira de entender, criar, incorporar e se relacionar com a tecnologia da informação. Hoje, a empresa pública do governo federal oferece mais de 200 serviços que adotam inteligência artificial em áreas tão diferentes entre si como biometria, reconhecimento de imagens por máquina, sistemas antifraude, previsão de eventos futuros e chatbots que usam linguagem natural sem a necessidade de programação.
“O Serpro é uma peça fundamental na execução do Plano Nacional de Inteligência Artificial, que visa tornar o Brasil uma referência mundial no uso de IA, especialmente no setor público. Com os novos investimentos do governo, vamos praticamente dobrar nossa capacidade de infraestrutura e de armazenamento de dados. Assim, a empresa terá a possibilidade de, junto com o governo federal e com a sociedade, lidar com as questões éticas e culturais da programação da IA, que são indispensáveis para a nossa soberania”, explica o presidente da estatal, Alexandre Amorim.
Há muito tempo, o Serpro vem se estruturando para ser protagonista quando o assunto é inteligência artificial, esse é um trabalho contínuo”, Carlos Fonseca Lima, gerente do Centro de Excelência em Ciência de Dados e IA do Serpro
“Há muito tempo, o Serpro vem se estruturando para ser protagonista quando o assunto é inteligência artificial, esse é um trabalho contínuo”, avalia Carlos Fonseca Lima, gerente do Centro de Excelência em Ciência de Dados e IA da empresa. Segundo o gerente, além do constante investimento em capacitação, infraestrutura e ferramentas para as equipes, um grande diferencial para alavancagem tecnológica da estatal são as parcerias de nuvem realizadas com grandes big techs como Google, AWS e Azure. “São empresas gigantes que estão nos apoiando com ferramentas aceleradoras, capacitação constante e apoio na execução dos projetos, permitindo que o Serpro esteja na vanguarda mundial quanto à utilização de IA pelo governo”, relata.
Caso emblemático
Um dos casos de destaque no uso de IA pelos clientes do Serpro é o do Carf, Conselho de Administração de Recursos Fiscais, que vai utilizar a tecnologia desenvolvida pela estatal para auxiliar no julgamento de cerca de 75 mil recursos tributários em tramitação, que totalizam um valor estimado de R$ 950 bilhões. A expectativa é de que o sistema já esteja funcionando em 2025 e reduza o tempo médio de tramitação processual de seis anos para apenas um.
“Estamos falando de uma experiência de inteligência artificial de governo que, embora talvez não seja a que lide com a maior quantidade de dados, sem dúvida é a que agrega maior valor, devido à alta complexidade dos nossos processos administrativos”, explicou o presidente do Carf, Carlos Higino. O sistema substitui tarefas antes desempenhadas por um grupo de assessores. A IA, analisa o cumprimento de requisitos dos recursos, separa processos de acordo com os pedidos, elabora resumos e, ao final, entrega uma sugestão de decisão com base nas normas vigentes e em jurisprudências anteriores.
“Apesar da tecnologia sugerir um ou mais entendimentos, a declaração final é de cada conselheiro. Não se trata de um julgamento por máquina”, destaca o presidente do conselho. No futuro, a IA também poderá interagir diretamente com contribuintes, traduzindo termos jurídicos e orientando cidadãos sobre seus direitos.
Volume
No momento, o grande volume de utilização de IA pelo Serpro tem ocorrido na validação da identidade dos cidadãos brasileiros, processo que utiliza a Plataforma de Automação de Identificação Biométrica (AIBio), reconhecida como um dos maiores ecossistemas de biometria do mundo. O portal gov.br, por exemplo, promove cerca de 25 milhões de checagens de identidade ao mês. Motoristas do Uber também utilizam rotineiramente a mesma tecnologia para garantir a sua segurança e a dos passageiros. Da mesma forma, bancos que contrataram soluções do Serpro oferecem a abertura de contas eletrônicas à distância, com reconhecimento dos futuros correntistas pelo celular.
Ao mesmo tempo, a empresa já opera serviços interessantes com a utilização de IA generativa, como o assistente conversacional sobre normativos para a Secretaria de Gestão de Pessoas do governo federal ou uma solução para o Concurso Público Nacional Unificado, que sugere a alocação dos aprovados com base em seus currículos e nas necessidades dos órgãos.