Serpro: comprometido com a equidade, a diversidade e a inclusão
O Serpro moderniza o Estado e conecta governo e sociedade há mais de 58 anos, gerando impactos sociais positivos.
Mas, hoje, entendemos que o nosso papel deve ir além da tecnologia.
Respeitar diferenças e colaborar, na prática, para diminuir desigualdades também é tarefa nossa.
E é pra agora. É pra já.
Porque dizer que somos diferentes é fácil. Mas respeitar de verdade, no dia a dia, as individualidades, exige mais.
Força-nos a enxergar para além dos binarismos de costume.
Convoca-nos a questionar o “sempre foi assim”.
Faz-nos ver e reconhecer privilégios de grupos majoritários, tantas vezes ocultos, tantas vezes próprios à classe que a gente mesmo faz parte – e não percebe.
Operar mudanças é um grande desafio. Mas temos um legado consistente para nos apoiar:
O Serpro já se adiantou à legislação várias vezes: equiparou direitos a mães e pais homossexuais, assim como a pais e mães adotantes; ofereceu condições especiais a pessoas com deficiência, aumentou tempo de licença maternidade e paternidade, dentre outras iniciativas.
Agora, o que está em pauta, com uma Agenda ESG a pleno vapor, é ampliar o nosso papel social, investindo forte em equidade, diversidade e inclusão.
![]() |
EquidadePara restituir a igualdade de oportunidades a grupos em condições preliminares de desigualdade ou em condições estruturadas social e historicamente como desvantajosas, incidentes sobre gênero, origem étnica, socioeconômica, raça, deficiência, neurodiversidades, faixa etária, orientação sexual, entre outras, são necessárias ações que ofereçam tratamento desigual como meio para produzir mais igualdade. Ousar colocar em prática a chamada discriminação positiva, que oferece mais a quem mais necessita, rumo a uma sociedade um pouco mais igualitária. |
![]() |
DiversidadeO Serpro reconhece e valoriza as diversas maneiras de ser e as constituições múltiplas de grupos sociais em todas as suas manifestações culturais, étnicas, raciais, sexuais e religiosas. Diversidade para contextos que ampliam, divergem, desafiam e multiplicam - para conquistar e criar juntos! |
![]() |
InclusãoQueremos que todas as pessoas, em toda a sua diversidade, sejam e se sintam parte. Que recebam tratamento justo. Que tenham acesso às mesmas oportunidades de desenvolvimento e ascensão profissional. E, sobretudo, que se sintam incluídas e valorizadas. |
E nosso trabalho já começou.
Nestes seis meses:
- Publicamos uma Política de Equidade, Diversidade e Inclusão
- Nosso Comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão se fortalece novamente e cria espaço de debate
- Assumimos o compromisso de chegar a 50% de mulheres em cargos de confiança
- Lançamos o primeiro edital de investimento social voltado à inclusão de travestis e pessoas trans
Principalmente, nos colocamos em marcha pela defesa desse tipo de tema, pela ampliação desse debate, pelo comprometimento com tantas pessoas que existem e são valiosas para nós.
Um protagonismo por vez, todas as pessoas incluídas
A cada período, traremos questões relativas a um grupo de pessoas socialmente excluídas ou vulnerabilizadas. Em breve, novos investimentos sociais, com chamadas públicas, ou pela via da realização direta, e em colaboração com outros entes de governo tomarão forma. O fortalecimento da atuação social externa e internamente, é compromisso firmado pelo Serpro, para construir um futuro que já deu suas caras. Vamos juntes!