O Tesouro Nacional
A Secretaria do Tesouro Nacional foi criada em 10 de março de 1986, e tem como missão principal gerenciar as contas públicas de forma eficiente e transparente, zelando pelo equilíbrio fiscal e pela qualidade do gasto público. É parte integrante da estrutura do Ministério da Fazenda, sendo o órgão central do Sistema de Administração Financeira Federal e do Sistema de Contabilidade Federal.
Entre suas principais funções, estão a administração da Conta Única do Tesouro Nacional, que proporcionou maior eficácia no dispêndio dos recursos da União; o planejamento e a administração da dívida mobiliária interna; a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal no âmbito federal; e a administração do programa Tesouro Interno, que permite que investidores comprem, diretamente ao órgão, títulos da dívida da União; e a administração do Siafi, Sistema de Administração Financeira do Governo Federal.
O Siafi
Quando a STN foi criada, o Governo Federal convivia com uma série de problemas de natureza administrativa que dificultavam a adequada gestão dos recursos públicos e a preparação do orçamento unificado, que passaria a vigorar em 1987. Entre estes problemas, estavam o emprego de métodos rudimentares e inadequados de trabalho, a falta de informações gerenciais em todos os níveis da Administração Pública, a defasagem na escrituração contábil, e a inexistência de mecanismos eficientes que pudessem evitar o desvio de recursos públicos.
Desse modo, a STN definiu e desenvolveu o Siafi em conjunto com o Serpro. Criado em menos de um ano, em 1987 o sistema já estava em operação, auxiliando desde então a Administração Pública federal em sua missão de fiscalizar e otimizar os gastos públicos. A ferramenta vem sendo atualizada com novas tecnologias, como por exemplo a versão web do módulo gerencial do sistema.
Quer saber como o Serpro pode simplificar a gestão dos seus processos, ampliando a conexão entre governo e sociedade? Entre em contato conosco e conheça nosso portfólio.