http://serpro.gov.br/menu/quem-somos/hackathon/mentores-e-banca

Mentores e banca

Mentores e banca

Mentores:

Carlos Alexandria

Carlos Alexandria - Serpro - Coordenador dos Mentores

Com mais de dezesseis anos de experiência em empreendedorismo e gestão de negócios, destaca-se pela capacidade de direcionar foco e esforços em ações decisivas na concretização dos objetivos chaves nos empreendimentos/projetos que comandou. Em relação aos negócios, tal assertividade se dá inicialmente de forma ampla, com as devidas estruturações, para então ser canalizada para a área comercial. Nessa jornada, destacam-se a criação de duas Startups lucrativas. Possui também mais de seis anos de vida acadêmica, lecionando gestão de projetos em MBAs. Além disso, mais de quinze anos de prática esportiva no triathlon ajudam no desenvolvimento dos atributos da área afetiva, muito úteis à vida empresarial.

 

Eliezer.jpg

Eliezer Trajano - Serpro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e pós-graduado em Governança em TI pela Universidade Católica de Brasília. Chefe da Divisão de Gestão da Inovação, na Diretoria de Operações do Serpro. Mais de 15 anos trabalhando com criação de soluções nas áreas público e privadas. Ama empreendedorismo social e atualmente atua em projetos legais com tecnologias disruptivas.

 

Vítor Moreira

Vitor Moreira - Serpro

Graduado em Ciência da Computação e pós-graduado em Sistemas de Segurança da Informação e Aplicações Web. Ingressou no Serpro em 2011 atuando no projeto SIGEPE. Atualmente, atua na área de criação e inovação de novos negócios aplicando o Ágil para a criação de novos serviços desde 2016.

 

Ítalo_Flexa.jpg

Ítalo Flexa Di Paolo - UEPA

Mestre em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista e Bacharel em Ciência da Computação. Atualmente docente do curso de Análise de Sistemas e Diretor de Serviços de Processamento de Dados da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e avaliador ad hoc do Inep/MEC de cursos de graduação em computação e engenharia elétrica. Experiência na área de TI com ênfase em sistemas de informação, tecnologias web, sistemas inteligentes, engenharia de software e computação aplicada a sistemas elétricos de potência.

 

raimundoXavier.jpg

Raimundo das Graças Lima Xavier - Serpro

Analista de sistemas do Serpro, onde atua como especialista em software livre, gerencia de projetos, integrante do grupo de responsabilidade social, e é líder técnico da RST_Ferramentas, equipe especializada em criação e customização de pacotes linux e windows. Em 2018, foi selecionado pelo Desafio de Aprendizagem Criativa - realizado pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology, tornando-se Fellowship MIT Brasil.  Atuante social, fundador e coordenador do Projeto Social Ação Parceiros e do Espaço de Aprendizagem Criativa, especialista e tecnologias educacionais criando os Kits Educacionais MiritiLab para desenvolver a metodologia do aprender fazendo, brincado, errando e refazendo, membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

 

ezyo1.jpg

Ézyo Lamarca da Silva - Serpro

Engenheiro de redes (UFPA) com 25 anos de experiência na área de TIC, 18 anos atuando na área de Segurança de Informação e com mais de 16 anos de trabalho em administração de rede Windows, Linux e Novell nas maiores empresas públicas do Brasil (ECT, SERPRO, PRODEPA), certificado em Linux e Forense Computacional, com especialização em Gestão de Segurança de informação (UNISUL) e aperfeiçoamento em Gestão da Inovação (UFSC); professor universitário na graduação no curso de Sistemas de Informação (FEAPA) e nas especialização em redes Linux e Segurança Computacional (IESAM), tendo ministrado aulas de Segurança da Informação e Forense Computacional como instrutor e monitor em grandes instituições nacionais (ESR/RNP), atuando em Forense Computacional Corporativa no setor público (Serpro).

 

Patrick_Silva.jpg

Patrick Silva - Serpro

Analista de Suporte, Bacharel em Sistemas de Informação. Atualmente docente do curso de pós graduação de Administração e Segurança de Sistemas Computacionais na Estácio Iesam. Experiências na área de Tecnologia de Informação com ênfase em Sistemas Operacionais, tecnologias web, virtualização,  ferramentas de integração contínua e metodologias ágeis.

 

Martha-Mello.JPG 

Martha Mello - Serpro

Graduada em Ciência da Computação e pós-graduada em Gestão Pública pela UFRGS. Ingressou no Serpro em 1997 atuando no desenvolvimento de sistemas e posteriormente no atendimento de clientes. Atualmente na área comercial, voltada para negócios, dedicada na busca por novos clientes, em especial no sentido compreender suas necessidades mediante seu contexto.

 

foto_Adailton.png

Adailton Magalhães - Pct Guamá

Professor de Engenharia de Software na UFPA desde 2011 e também empreendedor. Tem experiência no lançamento e desenvolvimento de novos negócios baseados em Software, e possui publicações científicas na área de empreendedorismo e startups relatando estudos de caso da aplicação de metodologias como Lean Startups e Design Thinking em projetos de Engenharia de Software.

 

evandro.jpg 

Evandro Paes - BelOffice

É graduado em Tecnologia em Processamento de Dados, com Especialização em Desenvolvimento de Aplicativos para Internet e Gerência de Projetos de Software, possui certificação CSM, ITIL, COBIT, PRINCE2 e C1-MPS.BR. Tem mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, levantamento de requisitos e gerenciamento de projetos. Atualmente é empresário, Fundador e Gestor da Comunidade da BelOffice Coworking - Escritório Compartilhado.  Atua fortemente nas comunidades TaSafo!, GUMA-PA e Empreende Pará, ajudando na organização de eventos e palestras.

 

Yigor.jpg

Ygor Durães - Banpará

Chefe de Inovação do Banpará, Design Thinker e Fotógrafo. Graduado em Ciência da Computação pelo CESUPA, Pós-graduado em Gestão Estratégica de TI pela FACI e Pós-graduado em Arquitetura de Software pela UFPA. Gosta de trabalhar com tecnologia e inovação, desde desenvolvimento front/back-end até contribuir para o crescimento do mindset de negócios digitais de uma corporação. Hoje seu foco principal é disseminar a cultura do Design Thinking dentro e fora das empresas, acelerando a inovação e solucionando problemas de experiência de usuários através de um modelo humanizado.

 

Walter.jpg

Walter Oliveira Júnior - Inteceleri

Professor de Gestão de Tecnologia da Informação - UFPA, Doutorando e Mestre em computação Aplicada, autor do App MATEMATICANDO,  GEOMETRICANDO e do óculos de realidade virtual MIRITIBOARD VR. Sócio diretor da Inteceleri Tecnologia para Educação, uma StartUp parceira do Google For Education.

 

luciana.jpg 

Luciana Ohashi - Serpro

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo CESUPA, pós graduada em Tecnologias Web pelo CESUPA e em Gestão Pública pela Universidade de Brasília. Analista de Desenvolvimento na empresa Serpro desde 2009, onde atuou como analista de requisitos e testes funcionais e não funcionais em diversos projetos. Hoje atua na gestão do atendimento a clientes estratégicos de rede LAN no Serpro Regional Belém. 

 

 constel_Lucas.jpg

Lucas Magno - Serpro

Analista de Administração de TIC no SERPRO, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFPA) e Engenharia de Produção (UEPA). Experiências na área de Tecnologia da Informação com ênfase em gerenciamento de serviços de TI (ITIL), gestão de suporte a sistemas, controle de qualidade do atendimento, metodologias ágeis, Lean Thinking, Ciência de Dados e desenvolvimento web.

 

Silvio.jpg

Sílvio da Silva e Silva - Serpro

Analista em Administração de Serviços de Tecnologia da Informação atuando no Serpro. Graduado como Tecnólogo em Processamento de Dados (CESUPA) e pós-graduado em Análise de Sistemas (UFPa) e em Gestão Pública (UnB). 

 

Jackson.jpg 

Luiz Jackson Monteiro - Serpro

Formado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior (CESUPA) (1999) com especialização em Tecnologias Web pelo CESUPA (2001) e Gestão Pública pela UFRGS (2014). Certificado em ITIL® V3. Atuou por 7 anos em empresas de mineração nas áreas de infraestrutura e suporte de redes e gestão de contratos de TI. Desde junho de 2009 atua no Serpro, atualmente na Gestão do Controle de Qualidade dos Processos de Atendimento. 

 

Noura.jpg 

Artur Noura Teixeira - Serpro
Graduado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho - Portugal, está no Serpro desde 2006, sempre em atividades relacionadas ao desenvolvimento de software. Nas horas vagas, reúne com os amigos para fazer um barulho com guitarras (e violão, na falta de luz), e com a família para explorar o mundo.

 

Lorena.jpg

Lorena dos Reis Morais - Serpro
Doutorado no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Pará (2019). Área: Inteligência Computacional. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Pará (2008). Área:Computação Aplicada/Sistemas Inteligentes. Especialização em Sistemas de Banco de Dados CCEN/UFPA (2004). Graduação em Processamento de Dados CESUPA (2003). Atualmente atua como Analista de Desenvolvimento de Sistemas no Serpro (2007- Atual) . Principais linhas de interesse são: Redes Neurais Artificiais, Banco de Dados e Projetos de Data Science.

 

Macapuna.jpg

Carlos Macapuna - Serpro
Graduado em Engenharia de Computação pela UFPA com mestrado em Engenharia Elétrica (concentração em Engenharia de Computação) pela Unicamp. Especialista em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, pelo Centro Universitário Senac. Entrou no Serpro em 2011, atuando em diversas áreas de desenvolvimento, tando em plataforma baixa, quanto alta. Atualmente está atuando na área de DevOps.

 

JR FOTO.jpeg
João Roberto Cruz - Serpro
Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (1996). Atualmente é Analista de Sistemas do Sserpro - Regional Belém, Especialista em Análise de Sistemas pela Universidade Federal do Pará (2005), Especialista em Sistemas de Banco de Dados pela Universidade Federal do Pará (2009) e Professor da Faculdade Ideal - Faci Wyden, nos cursos Tecnológicos de Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação, Engenharia Civil, Tecnologia em Processos Gerenciais e Administração Geral Bacharelado.

 

 Franklin.jpg

Franklim Santos - Serpro
Analista de desenvolvimento de sistemas no Serpro desde 2009. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará. Pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados pela Universidade Federal do Pará. Atualmente desenvolve sistemas na plataforma low-code para a Esteira de Serviços Digitais do Governo Federal.

 

Laudemira.jpg

Laudemira Farias - Serpro
Formada em Ciência da Computação. Possui mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento Web em trabalhos desempenhados entre estágios na UFPA, Prodepa e Serpro, onde trabalha atualmente desde 2009.

 

wanja.jpg

Wanja Mota
Graduada em Ciência da Computação, com especialização em Gerência de Projetos de Software, pela UFPA. Ingressou no Serpro em 2007 como Analista de Desenvolvimento, atuando em requisitos, garantia da qualidade e implementação de sistemas internos da Receita Federal. Atualmente compõe a equipe de atendimento de Soluções Corporativas do Serpro, apoiando na gestão de demandas e requisitos.

 

Banca julgadora:

 

Artur_Tupiassu.jpg

Artur Tupiassu - Serpro

Pai coruja de duas crianças maravilhosas, marido apaixonado de uma mulher incrível, tecnólogo em processamento de dados por formação, programador por vocação. Entusiasta da cultura ágil, possui 10 anos de experiência na gestão de pessoas e projetos de software e 20 anos de experiência como programador em diferentes linguagens. Nas horas vagas gosta de fazer barulho com seu violão, apreciar boas cervejas e músicas e desfrutar a companhia da família e amigos. Atualmente ocupa a função de Gerente do Departamento de Cultura, Processos e Estratégias de Gestão da Diretoria de Desenvolvimento do Serpro, onde se dedica ao desenvolvimento de pessoas e times e à disseminação da cultura ágil.

 

Rodrigo Quites_.jpg

Rodrigo Quites - Presidente PCT Guamá

Rodrigo Quites é graduado em Ciência da Computação pela UFPA. Possui Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com período sanduíche na Universidade de Stuttgart na Alemanha. É Professor Titular da Universidade Federal do Pará vinculado ao Institutode Ciências Exatas e Naturais. Coordena o LABES – Laboratório de Engenharia de Software da UFPA. Atuou no Governo do Estado do Pará no período de 2007 a 2014 onde coordenou o Observatório Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e o programa Polo de Software do Pará.Atualmente é diretor presidente do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Atua nas áreas de desenvolvimento de software de alta complexidade, gerência de projetos, e gestão da inovação. É auditor qualificado em normas de certificações de empresas em qualidade de software e processos de negócio. 

 

marcelo.png

Marcelo Sá - Diretor Jambu Tecnologia

Engenheiro Eletricista (UFPa), especialista em Gestão de TIC (UFPa), Mestre em Computação Aplicada (UFPa), Diretor Executivo da Jambu Tecnologia, Presidente da Associação das Empresas Paraenses de Software e TIC (ParaTic), membro do grupo agilista TaSafo, Ubuntu Loco Team-Pará, Para Livre, interessado em desenvolvimento de software, software e hardware livre, indústria 4.0, autor de artigos como: A Importância das Tecnologias Livres e Abertas para o Empreendedorismo Paraense (CTDA 2018), Reaching of the Software Product Quality from the Software Process Quality: A Strategy of Models Harmonization (ENASE 2019).

 

Diemisom.png

Diemisom - Banpará

Analista de Inovação no Banpará, desenvolvendo projetos utilizando design centrado no ser humano, co-criação de soluções usando Design Thinking e Service Design, fomentando a adoção enxuta de Analytics e Machine Learning. Professor e coordenador de Ciência da Computação na Faculdade Pan Amazônica. Doutorando em Machine Learning aplicada à Engenharia Elétrica na UFPA, aplicando várias técnicas de inteligência computacional à classificação de séries temporais. Foi engenheiro de Computação no Banco da Amazônia, pesquisando e implementando novos modelos de risco e concessão de limite de crédito com base em técnicas de Machine Learning. 

 

Foto_Regiane_Kawasaki.jpg

Regiane Silva Kawasaki - UFPA

Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular, com ênfase em Bioinformática, pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFPA. Atualmente, exerce o cargo de Diretora da Faculdade de Computação (ICEN/UFPA). Tem experiência nas áreas de Processamento Paralelo e Distribuído, Kernel GNU/Linux, Matemática e Biologia Computacional. Sua pesquisa abrange as áreas de Biologia de Sistemas, Bioinformática, Sistemas Operacionais e Computação de Alto Desempenho.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato