http://serpro.gov.br/menu/quem-somos/governanca-corporativa/arquitetura-de-governanca/maturidade-em-governanca

Maturidade em Governança

Alinhamento às melhores práticas de governança corporativa

Maturidade em Governança

Maturidade em Governança

O Serpro adota as melhores práticas para evoluir a maturidade em governança. As principais práticas externas que nos guiam são: o Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública realizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU e o Indicador de Governança desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento MP-SEST (IG-SEST). O desempenho nesses referenciais é aferido por órgãos de fiscalização e controle e permitem a comparação do nosso nível de maturidade com outras instituições públicas.

Além de acompanhar e realizar ações para melhorar o desempenho em referenciais de governança externos, o Serpro também monitora e acompanha periodicamente um conjunto de indicadores de governança e do planejamento estratégico.

 

Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública – TCU: instrumento de autoavaliação que reúne os quatro temas abordados nos levantamentos realizados pelo TCU entre os anos de 2013 a 2016 - tecnologia da informação, gestão de pessoas, contratações, e resultados - integrando-os em um só questionário.

A integração desses levantamentos no ciclo de 2017 trouxe uma inovação, o Índice Integrado de Governança e Gestão - iGG. Esse índice é uma combinação ponderada dos indicadores citados anteriormente e atua como um Raio-X da empresa, dando um único número para representar seu grau de maturidade em governança.

O iGG varia entre 0.00 e 1.00, e cada valor é catalogado como um nível: Inicial (até 0,4), Intermediário (entre 0,4 e 0,7) e Aprimorado (acima de 0,7). Na avaliação de 2017 o Serpro atingiu o valor de 0.70, o que nos coloca na fronteira de Intermediário, prestes a nos qualificarmos como Aprimorado. A média do iGG de todas as empresas públicas fica em 0.39, sendo que o maior índice foi atingido pelo Banco do Brasil, com 0.91 e o menor pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, com 0.01.

Baixe aqui o Levantamento de 2017 do TCU sobre o Serpro

Baixe aqui o Relatório Completo da Análise do Levantamento Integrado de Governança de 2017 do TCU

 

Selo IGSEST Nível 1Indicador de Governança da SEST - IG-SEST: Em novembro de 2017 o Serpro recebeu o certificado "IG-SEST Nível 2". O IG-SEST é um instrumento que busca conformidade com as melhores práticas de mercado e maior nível de excelência para as empresas estatais federais de controle direto da União (dependentes e não dependentes). Das 48 estatais avaliadas pela SEST, o Serpro figura entre as 12 melhores.

 

 

Ciclo avaliação do SEST: um questionário aplicado a cada dois anos que tem por objetivo avaliar o desempenho das empresas estatais nas práticas relacionadas aos macrotemas Processos Internos, Pessoas, Clientes e Sociedade. O primeiro ciclo dessa avaliação foi realizado em 2015, ainda pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - DEST. A última aplicação foi em 2017 através de um questionário com 44 perguntas, algumas com diversas subquestões.

 

Indicadores de Governança Corporativa: alinhados ao Estatuto Social do Serpro, à Legislação e às orientações dos órgãos de fiscalização e controle. A maioria dos  indicadores apresenta série histórica e possibilita o benchmarking com outras empresas do mesmo setor.

 

Indicadores do Planejamento Estratégico: definidos conforme o desafio empresarial para o ciclo estratégico vigente.

 

Contato