General
LianeTTS: inclusão para quem não vê
O LianeTTS é um programa que promove tanto a acessibilidade quanto a inclusão digital. É que ele se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando o uso de computadores por deficientes visuais. Para o analista do Serpro Francisco Amaro, o LianeTTS tem as vantagens de ser gratuito e ter sido desenvolvido em software livre.
“Qualquer pessoa pode baixar e utilizar, além de poder fazer adequações para utilizá-lo em soluções próprias”, explica Francisco, que participou da criação da solução.
O LianeTTS, fruto da parceria entre o Serpro e o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), permite que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso ao conteúdo exibido na tela do computador. O software transforma texto em áudio e “lê” ao usuário o conteúdo da tela. O programa também é indicado para pessoas com dislexia e outras dificuldades de leitura, ou com deficiência severa de fala, e é utilizado com sucesso por crianças pré-alfabetizadas.
Para melhor cumprir a missão de promover acessibilidade e a inclusão digital, a solução faz parte do pacote de instalação dos cerca de 520 telecentros implantados pelo Serpro. Na empresa, a acessibilidade é ainda tratada pela Coordenação Estratégica de Ações Governamentais (Ceago), uma vez que está inserida na responsabilidade social.
Disponível para Linux e Windows, o software pode ser baixado aqui.
Trajetória
Esta matéria faz parte da série de resportagens sobre o software livre no Serpro. Acompanhe a série e relembre porque o Serpro optou pela segurança,
confiabilidade e autonomia das soluções livres para continuar sendo a
maior empresa pública de tecnologia da América Latina.